Categories: Regional

Onde foram parar os caixas eletrônicos?

A caça aos caixas eletrônicos tem se tornado cada vez mais comum em Santa Cruz do Sul. Clientes de instituições bancárias têm sido surpreendidos pela falta de equipamentos em tradicionais pontos da cidade, que antes ofereciam o serviço do autoatendimento. Os motivos para a desativação de máquinas e redução de caixas externos, de acordo com algumas instituições, seriam a falta de segurança para os usuários, o vandalismo e, ainda, um acordo firmado com a Tecnologia Bancária S.A (TecBan), o qual prevê a substituição por equipamentos do Banco24Horas. Na sexta-feira, a reportagem da Gazeta do Sul foi aos pontos indicados pelos bancos para saber quais os terminais estavam funcionando.

A concentração do atendimento de diferentes bancos em apenas uma máquina é uma tendência no País. De acordo com a assessoria de imprensa da TecBan, em todo o Brasil, cerca de 18,5 mil caixas estão instalados. No Rio Grande do Sul, o número cresce todos os dias e hoje, em torno de 616 estão em pleno funcionamento. 

Apesar das vantagens oferecidas pelo sistema compartilhado, há quem não esteja satisfeito com as mudanças. Como a substituição de equipamentos ocorre gradualmente, em alguns pontos as máquinas foram retiradas ou desativadas. Há poucos dias, o comerciante Eduardo Brito Etges, de 54 anos, se deparou com um terminal inoperante na Avenida Alberto Pasqualini. “Há pelo menos dois meses que o caixa não funciona. Tenho obra aqui por perto, então é muito mais prático vir nesta máquina realizar as operações. Como não funciona, tenho que ir até a loja da Afubra, pois no Centro também é ruim de encontrar estacionamento.” Para ele, ao invés de reduzir a quantidade de equipamentos, os bancos deveriam aumentar. “Isso facilita a vida do cliente. Precisam distribuir melhor os caixas, colocar em pontos estratégicos para evitar a necessidade de ir ao Centro só para isso”, disse.

Publicidade

Locais com caixas

Caixa Econômica Federal – Unisc, Parque da Oktoberfest e Miller (Ramiro Barcelos).

Bradesco – Unisc e Max Shopping.

Publicidade

Banco do Brasil – Unisc, Miller (Av. Independência), Max Shopping, Loja da Afubra e estação rodoviária.

Sicredi – Unisc

Santander – Unisc

Publicidade

Banrisul – Unisc, Miller (Avenida Independência), Shopping Santa Cruz, Zaffari, Max Shopping, Parque da Oktoberfest e Posto 1 (esquina da Carlos Trein com a Senador Pinheiro Machado).

Banco24Horas – Shopping Santa Cruz, Max Shopping, Big e Maxxi Atacado.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO DA GAZETA DO SUL DESTA SEGUNDA-FEIRA

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.