Atualizado às 17h40
O desaparecimento de uma placa, da Praça Getúlio Vargas, em Santa Cruz do Sul, foi percebido na tarde dessa segunda-feira, 23. O aposentado Isidoro Kessler, de 58 anos, foi o primeiro a notar que a peça não estava no local. A carta testamento do ex-presidente, que era fixada em uma grande pedra, sumiu. O mistério está intrigando quem passa pelo local.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela manutenção das praças, não estava prevista nenhuma atividade de manutenção no local. Portanto, a principal hipótese é de que a peça tenha sido mesmo furtada. Segundo os taxistas, que trabalham em um ponto próximo, até a noite deste domingo a placa ainda estaria no lugar. Alguns visitantes inclusive teriam tirado fotos com ela, uma prática comum.
Publicidade
Além da placa, também há um busto de Getúlio Vargas, que não foi removido. Uma câmera de segurança de videomonitoramento está instalada na esquina das ruas Ramiro Barcelos e Marechal Floriano, no entanto, ainda não se sabe se ela teria registrado o momento em que a placa foi removida. “Achei curioso que eu tenha sido o primeiro a perceber, já durante a tarde. Mas acredito que as pessoas estão tão acostumadas com ela aqui que nem notaram a falta”.
A placa fica ao lado de um posto da Brigada Militar. Segundo o capitão Cristiano Cuozzo Marconatto, da Brigada Militar, este posto funciona somente no horário do comércio, das 8 horas às 19 horas. “O nosso foco principal ali é atender ao comércio, por isso o funcionamento é nesse horário”. À noite e durante a madrugada, segundo o capitão, o policiamento é feito por meio de rondas, com as viaturas.A suspeita é de que a placa tenha sido removida durante a madrugada, já que até às 23 horas de domingo ela ainda teria sido vista.
Publicidade
Registro de uma homenagem realizada em 2012 mostra a placa | Foto: Banco de Imagens / Gazeta do Sul