A partir desta quinta-feira, 14, uma nova onda de calor está prevista para atingir extensas áreas do país. O termo “onda de calor” é usado quando a temperatura permanece cinco graus celsius acima da média por um período entre três e cinco dias.
LEIA MAIS: Saiba como proteger a saúde contra o calor extremo previsto para os próximos dias
Por causa dessas temperaturas acima da média para 15 estados do país e o Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo”, que teve início às 12 horas desta quinta e é válido até às 19 horas do próximo domingo, 17.
Publicidade
No entanto, meteorologistas indicam que, desta vez, o fenômeno não será tão intenso quanto o registrado em novembro, que resultou em recordes de temperatura.
Segundo o comunicado do Inmet, nos próximos dias, com o aumento das temperaturas e a presença de umidade, será comum a formação de áreas de instabilidade, que podem provocar temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70km/h, granizo e chuva forte, principalmente entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
LEIA TAMBÉM: Conheça os cuidados necessários para garantir uma pele saudável no verão
Publicidade
Até sexta-feira, 15, nem todas as áreas podem ter máximas acima dos 35°C em função da maior nebulosidade e umidade, entretanto, o tempo fica muito abafado. No domingo, 17, com a aproximação de uma frente fria, é esperado o pico do calor durante a tarde na maioria das regiões, com a influência do vento quente e úmido de noroeste, que favorecerá a ocorrência de temporais.
Na segunda-feira, 18, com o deslocamento da frente fria, aumento de umidade e a virada dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrem acentuado declínio, cessando a onda de calor, inclusive, trazendo temperaturas amenas para esta época do ano.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.