Entre 5 de agosto e 18 de setembro, Brasil – o país mais afetado pelo Zika Virus – sedia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O evento ocorre no Rio de Janeiro e atrai um grande fluxo de turistas. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou nesta quinta-feira, 12, que grávidas não participem.
Foi elaborada uma lista de dicas, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para os atletas e visitantes que vão viajar para o Rio. As instituições enfatizam que o evento ocorre durante o inverno, estação em que a atividade do Aedes aegypti é menor. Mas, “continuam a aconselhar as mulheres grávidas a não viajar para as regiões de transmissão do zika vírus, incluindo Rio de Janeiro”
Considerando que vários casos de zika vírus foram registrados após um parceiro ter visitado uma zona de risco, o comunicado indica: “Também é aconselhável aos parceiros sexuais das mulheres grávidas que passaram por áreas afetadas de manter sexo seguro ou abster-se de sexo durante a gravidez”.
Publicidade
As organizações também recomendam o uso de repelente várias vezes ao dia, além de vestir roupas que cubram todas as partes do corpo. Usar preservativo ou se abster de sexo, por pelo menos quatro semanas após a visita, também é aconselhado. Por fim, OMS e OPAS indicam evitar visitas a áreas pobres e populosas, locais em que a falta de água corrente e higiene favorecem a proliferação de mosquitos.