A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira, 17, que as pessoas não usem ibuprofeno para tratar possíveis sintomas de coronavírus. A recomendação veio depois que o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, fez um alerta em uma publicação no Twitter, no sábado 14.
“A ingestão de anti-inflamatórios [ibuprofeno, cortisona…] pode ser um fator para agravar a infecção. Em caso de febre, tome paracetamol. Se você já está tomando medicamentos anti-inflamatórios, peça conselhos ao seu médico”, escreveu Véran, médico especializado em neurologia.
Recentemente, um estudo publicado na renomada revista científica The Lancet mostra que medicamentos que ativam a ECA2, um receptor presente naturalmente no corpo humano, podem potencializar a ação do novo coronavírus, como é o caso do ibuprofeno. Especialistas brasileiros dizem que, embora não haja evidências científicas robustas dessa associação, o ideal é evitar a utilização do remédio em caso de covid-19 enquanto outras pesquisas não forem feitas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Químico recomenda cautela ao fabricar álcool gel em casa