Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PREOCUPAÇÃO

OMS alerta sobre mais casos de sarampo em todo o mundo

Foto: Freepik

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou para o aumento de casos de sarampo em todo o mundo. “Estamos extremamente preocupados com o que está acontecendo em relação ao sarampo”, avaliou a conselheira técnica para sarampo e rubéola da entidade, Natasha Crowcroft. Em coletiva de imprensa em Genebra, ela citou um aumento consistente de registros da doença em todas as regiões, exceto nas Américas. “Com o aumento de casos em cinco das seis regiões monitoradas, esperamos que haja surtos nas Américas também”, salientou.

LEIA TAMBÉM: Veja o que mudou na testagem para a Covid-19 nos postos de saúde

Segundo Natasha, dados mais recentes apontam para mais de 300 mil casos de sarampo reportados em 2023, aumento de 79% em relação ao ano anterior. 51 países reportaram grandes surtos da doença em 2023, ante 32 no ano anterior. “Sabemos que os números são subestimados”, advertiu a conselheira, ao se referir às subnotificações em todo o mundo. A estimativa é de que em 2022 o número de mortes por sarampo tenha aumentado 43%, totalizando mais de 130. “Como os casos aumentaram em 2023, estamos antecipando que o número de mortes também terá aumentado quando fecharmos os dados.”

Publicidade

“Olhando para 2024, sabemos que será um ano muito desafiador”, afirmou, alertando para casos e mortes entre crianças não vacinadas. A estimativa da OMS é que mais da metade dos países do mundo sejam classificados como em alto risco ou em altíssimo risco para surtos de sarampo até o fim do ano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.