Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Ômicron prevalece em 72% dos pacientes de Santa Cruz analisados pela Feevale

A variante Ômicron já é considerada predominante no Estado e, também, em Santa Cruz do Sul. Os dados são da Universidade Feevale, que fez o sequenciamento genômico de 87 amostrar de pacientes com coronavírus, oriundos de 11 municípios. Segundo o virologista e pró-reitor de pesquisa da Feevale, Fernando Spilki, nas 11 amostras de Santa Cruz a prevalência da nova variante é de 72%. O número ainda é menor do que a média do Estado.

Um total de 87 amostras de SARS-CoV-2 foram submetidas ao sequenciamento genômico no Laboratório de Microbiologia Molecular (LMM) da Universidade Feevale. As coletas aconteceram entre os dias 26 de novembro de 2021 e 17 de janeiro deste ano, a partir de pacientes provenientes de Novo Hamburgo (41), Campo Bom (15), Santa Cruz do Sul (11), Canoas (9), Garibaldi (5), Arroio do Meio, Estância Velha, Ivoti, São Sebastião do Caí, Sobradinho e Triunfo.

LEIA MAIS: Transmissão do coronavírus cresce 200% em comparação a dezembro na região

Publicidade

Spilki destaca que, dentre as amostras sequenciadas pelo laboratório da Instituição, a variante Delta representava 100% de frequência em novembro de 2021. Já em dezembro, as primeiras detecções da variante Ômicron foram realizadas, porém de maneira ainda pouco expressiva (10%), com predominância da variante Delta (90%). “Em janeiro o cenário se inverteu, tendo a Delta sido detectada em apenas 6% das amostras, enquanto a Ômicron dominou com 94%”, afirma.

Saiba mais

A variante Ômicron foi detectada no Brasil algumas semanas após a primeira descrição na África do Sul, a partir de passageiros que chegaram em São Paulo no final de novembro do ano passado. As amostras analisadas pelo Laboratório de Microbiologia Molecular (LMM) da Universidade Feevale foram selecionadas para o sequenciamento de alto desempenho através da plataforma Illumina MiSeq. Todos os dados estão sendo disponibilizados em bases de dados públicos nacionais (Corona-Ômica.BR – MCTIC) e internacionais (Gisaid), com posterior submissão do trabalho ao periódico científico.

ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.