Santa Cruz do Sul

Olimpíadas Craques da Bola serão realizadas nesta quinta-feira

O esporte como instrumento de transformação e de prevenção à violência. Esta é a mensagem que a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte quer passar para cerca de 1,8 mil crianças que participarão das Olimpíadas Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã Cultivando a Paz, que vai ocorrer nesta quinta-feira, 10, durante todo o dia.

O evento é mais uma ação vinculada ao programa de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz. Os jogos reunirão crianças e adolescentes que participam do projeto Craques da Bola em escolas, centros de convivência, ginásios, quadras e campos esportivos, e ocorrerá na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). A programação iniciará às 9 horas, com a solenidade de abertura. Na sequência, uma série de atividades serão oferecidas como futebol, vôlei de areia e basquete.

LEIA TAMBÉM: Craques da Bola reúne crianças de cinco escolas participantes em Linha Santa Cruz

Publicidade

Também haverá brinquedos infláveis, além de atividades realizadas por soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), e pelo Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC). Ao meio-dia será oferecido o almoço e o encerramento das atividades está previsto para às 15 horas.

De acordo com o titular da pasta, Everson Bello, as Olimpíadas do Craques da Bola têm como foco promover a integração e a convivência, pilares de promoção da paz. “O esporte é uma das ações mais promissoras para se praticar uma cultura de paz, além de ser um instrumento para se cultivar valores como o respeito, a cooperação e a solidariedade. E somos muito gratos aos parceiros nesta iniciativa, em especial à AABB, por sempre disponibilizar suas instalações”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Projeto Craques da Bola está de volta em Santa Cruz

Publicidade

O secretário de Governança e Relações Institucionais, Everton Oltramari, que coordena o Pacto pela Paz, destaca o esporte como ferramenta de inclusão. “O esporte, além dos benefícios que são peculiares da atividade física, é uma ferramenta para conseguirmos enxergar as necessidades das crianças em situação de risco, e a partir disso podermos dar o suporte que elas e suas famílias precisam. Através do esporte podemos trabalhar valores e conceitos como disciplina, respeito, união, solidariedade, honestidade, justiça, igualdade, que vão ajudar as crianças e adolescentes se tornarem verdadeiros cidadãos, este é o propósito do Pacto”, justificou.

As Olimpíadas Craques da Bola Cultivando a Paz é uma iniciativa da Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Social e Esporte, com o apoio das demais secretarias, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Clube de Orientação de Santa Cruz (COSC), 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), 6º Batalhão de Bombeiro Militar, e Associação de projeto Educacional e Social das Crianças e dos Adolescentes (Aesca).

Craques da Bola, Cidadãos do Amanhã

O projeto, criado em 2014, atende atualmente cerca de 1.800 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, e é executado por 14 monitores e 10 estagiários. Atualmente, há 55 núcleos, incluindo campos esportivos, quadras, ginásios, centros de convivência, escolas de ensino fundamental e de educação infantil.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.