Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ELAS

Olheiras: tipos, causas e como tratar

As olheiras, conhecidas também como hipercromia periorbital, são manchas profundas e escuras na região dos olhos. Por interferirem na aparência, afetam diretamente a autoestima, e são motivo de queixa entre homens e mulheres.

LEIA TAMBÉM: Sobrancelhas: veja a evolução das tendências ao longo das últimas décadas

Existem várias formas de tratar essa condição, desde que o interessado procure um profissional para uma avaliação. A dermatologista Gabriela Gassen explica que eliminar as olheiras definitivamente é difícil, por conta da tendência de cada um e da fragilidade da pele da área dos olhos. Mas tratamentos e bons hábitos, como horas de sono, atividade física e boa alimentação, podem ajudar a amenizar.

Publicidade

Saiba mais sobre a hipercromia periorbital

Vascular

Causada pelo aumento ou pela congestão dos vasos sanguíneos que estão na região ao redor dos olhos; a coloração, geralmente, varia do rosa ao roxo. Esse tipo de olheira se agrava pelo cansaço e por situações de estresse, deixando a circulação da região parcialmente afetada.

Tratamento: podem ser amenizadas com tratamentos à base de laser, luz intensa pulsada e laser de dióxido de carbono fracionado. Além disso, compressas geladas podem ser usadas quando se deseja um efeito imediato.

Publicidade

Pigmentar

É causada pelo aumento da melanina na pele da área dos olhos. Isso faz com que haja uma alteração que varia entre diferentes tons de castanho. A causa dessa pigmentação pode ser comum nos pacientes de origem indiana, asiática ou árabe, ou residual a algum processo inflamatório, como, por exemplo, alergias.

Tratamento: Podem ser tratadas com cremes clareadores específicos, peelings e laser Q-Switched ou luz intensa pulsada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Já pensou em combater as rugas sem botox? Saiba mais sobre a radiofrequência

Mista

São aquelas que possuem mais de uma causa. Isto é, podem se desenvolver por inúmeros fatores, como cansaço, falta de sono, estresse e exposição solar sem proteção. No geral, são a mistura de olheira profunda e vascular ou pigmentar e vascular.

Publicidade

Tratamento: varia conforme a causa e o que for orientado pelo especialista.

Profunda

Esse tipo de olheira confere ao rosto um aspecto de cansado e é conhecida pela coloração castanha, devido à sombra criada pela profundidade do globo ocular. A causa pode ser genética, devido à desestruturação da face ou redução dos compartimentos de gordura orbicular, por emagrecimento excessivo ou por envelhecimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Amor que se transforma em samba no pé; veja a trajetória da Rainha do Carnaval de Santa Cruz

Tratamento: Se a causa for genética ou por redução de gordura, o tratamento pode ser feito através do preenchimento com ácido hialurônico, realizado por um profissional capacitado. Se a causa for a desestruturação da face, primeiro devem ser feitos os tratamentos para reposicionar os compartimentos da face antes de qualquer procedimento. Além disso, as olheiras profundas podem ser tratadas com peelings médios ou profundos.

Gabriela Gassen ainda salienta que tatuagens para disfarçar olheiras não são indicadas por especialistas, pois causam alteração de cor no pigmento e não apresentam bons resultados na maioria dos casos.

LEIA MAIS TEXTOS DO CADERNO ELAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.