Educação

Olhares voltados para o futuro

Pelo terceiro ano consecutivo, o Colégio Mauá oferece aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de acessar conhecimento sobre linguagem de programação. Através do DesafioDev ou “Desafio de Desenvolvimento”, os estudantes podem, no horário inverso ao das aulas, buscar novas aprendizagens e, até mesmo, testar suas aptidões para o mercado de Tecnologia da Informação (TI). Desde 2022, 95 alunos já foram contemplados com a iniciativa. Atualmente, 20 estão em curso.

Conforme o professor de Matemática, Samuel Ricardo Raschen, que coordena o DesafioDev, as aulas acontecem duas vezes por semana, on-line, entre os meses de março e novembro. “Os encontros ocorrem nas segundas-feiras, das 14 às 16h, e nas quartas-feiras, das 14 às 15h. Das duas edições anteriores, um aluno conseguiu contrato de trabalho efetivo e outros dois estão em estágio”, explicou.

LEIA TAMBÉM: Dia do Estudante: conheça a técnica neurofeedback

Publicidade

Raschen, que dá aulas de Matemática, Educação Financeira, Estatística Empresarial e Bioestatística no Ensino Médio, conta que o curso visa, sobretudo, estimular o pensamento lógico, criativo e analítico dos alunos, com foco na resolução de problemas.

Professor Samuel Raschen está na coordenação do DesafioDev desde 2022

Ele observa que o programa é desenvolvido em parceria com a empresa SystemHaus, que dá suporte e oferta aos alunos que se destacam a possibilidade de continuarem seus estudos na área, com bolsas remuneradas de estágio na empresa. É, portanto, uma oportunidade para a profissionalização, dada a crescente demanda da área.

LEIA TAMBÉM: Dia do Estudante: experiência na prática

Publicidade

Dentre os alunos que cursam o DesafioDev, estão Camille Machado e Henrique Gustavo Nyland, ambos com 15 anos e estudantes do primeiro ano Ensino Médio. Camille considera uma ótima oportunidade para quem, assim como ela, já tinha interesse na área, mas não sabia por onde começar. “Antes de começar a programar, eu tinha muitas incertezas sobre meu futuro na área, não sabia se eu ia gostar ou se conseguiria me adaptar. No entanto, as aulas consolidaram meu interesse e agora consigo imaginar qual carreira quero seguir futuramente. A decisão de começar a estudar programação foi extremamente recompensadora. Abriu portas para novas possibilidades e me ajudou a definir com mais clareza meu futuro profissional”, relatou.

Já Henrique, que deseja ingressar no ramo de TI e ampliar os conhecimentos na área, diz que a experiência poderá destacar seu currículo. “Já pude aprender diversas coisas tanto sobre a linguagem Java quanto sobre computadores em geral. Começamos com o básico: como funcionam computadores, sua placa-mãe, hardware e afins. Depois, continuamos fazendo alguns pequenos desafios. A programação é algo incrível. Nunca me arrependerei da escolha de seguir o curso, afinal vai me gerar ótimas recomendações na minha carreira fora do colégio. Hoje em dia, procuram-se programadores e, mesmo que você não siga nesse ramo, ter esta experiência é uma vantagem”, considerou.

Objetivos e conteúdos

O DesafioDev tem por objetivos proporcionar a inclusão produtiva e digital, promover a habilitação para o mercado de Tecnologia da Informação, desenvolver as competências necessárias na vida profissional, além de promover a prospecção, captação e manutenção de talentos na área de TI. Para tanto, trabalha com conteúdos voltados à introdução à computação e ao mercado de TI, pensamento computacional, fundamentos de programação em Java, programação orientada a objetos e gestão de projetos e inovação.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.