Um assunto que costuma ser tema de projetos, discursos e iniciativas de entes públicos e privados é o desenvolvimento social e econômico. De tão abrangente, o conceito de desenvolvimento nem sempre é simples de ser explicado, mas em sua essência representa o movimento no sentido de melhorar aspectos relacionados à qualidade de vida em geral. Nesse campo, entram propostas que passam pela educação, saúde, cultura, geração de emprego e renda, fortalecimento do comércio, indústria, serviços, agronegócio, entre outras.
Falar em desenvolvimento é pensar, unir forças e entrar em ação. Não basta apontar onde estão os gargalos que impedem avançar. Há, naturalmente, limitações de toda ordem, desde orçamentárias e de pessoas, que por si já seriam suficientes para acabar com a motivação e sonhos. No entanto, se de um lado existe essa realidade, por outro há também pessoas e iniciativas capazes de fazer a diferença e ajudar a mudar (ou melhorar) realidades.
Ao longo da história de Santa Cruz do Sul e região, existem grandes exemplos nesse sentido. Desde a chegada dos imigrantes em dezembro de 1849, foi o desejo de mudança que ajudou a transformar a realidade da colônia com a organização que deu origem à primeira escola, às sociedades, associações e empresas. Tudo isso e todas as iniciativas que vieram depois reverteram no que se pode chamar de desenvolvimento que tem como pano de fundo a cadeia produtiva do tabaco, mas também todos os demais entes envolvidos nas demais áreas estratégicas para a população.
Publicidade
E serão esses aspectos que estarão, mais uma vez, em evidência nesta segunda-feira, 8, na primeira edição de 2024 do Projeto Gerir – Workshops de Gestão Organizacional. O evento que ocorrerá a partir das 19h30, no auditório do Memorial da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), é realizado pela Gazeta Grupo de Comunicações como forma de trazer ao debate estratégias e ações que ajudem a fortalecer e diversificar ainda mais o Vale do Rio Pardo.
Com o tema O futuro do Rio Grande passa por aqui, o workshop terá a presença dos deputados estaduais Adolfo Brito, presidente da Assembleia Legislativa, Kelly Moraes, Airton Artus e Edivilson Brum. Também estarão presentes dirigentes da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale).
Além de propor um olhar acerca das potencialidades de Santa Cruz e região que se refletem de modo positivo no futuro do Rio Grande, o Projeto Gerir demonstra que sempre é possível fazer algo para melhorar e transformar realidades. Esta, aliás, é uma das missões da Gazeta, que em seus quase 80 anos de história sabe, mais do que ninguém, da importância da união de esforços para melhorar o presente e o futuro.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.