A Oktoberfest é conhecida como a festa da alegria. E uma das coisas que mais alegram o ser humano, sabe-se bem, é a comida. Nesse sentido, a 36ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que ocorre nos dias 7 a 12 e 15 a 17 de outubro, no Parque da Oktoberfest, traz opções variadas de lanches para os visitantes da feira. Porém, destacam-se os pratos da culinária típica, como a tradicional cuca com linguiça, o joelho de porco, o chucrute, o café colonial, entre outros.
Restaurante Thomas
Santa Cruz do Sul e região contam, há três décadas, com o melhor da culinária típica de origem alemã. É no Restaurante Thomas, comandado pelo casal Erni Inácio Thomas e Maristela Thomas, que é possível encontrar os tradicionais pratos da gastronomia santa-cruzense. Devido à comemoração da semana do município, até este domingo o restaurante estará instalado na BierHaus, dentro do Parque da Oktoberfest, servindo bufê e à la carte.
Depois, durante a Festa da Alegria, a partir do dia 7, o estabelecimento atenderá também com bufê e à la carte no Pavilhão Central. Serão dois pratos típicos vendidos pelo restaurante. O prato 1 conta com linguiça, salsicha bock e cuca. O prato 2, que segundo Erni Thomas é o mais pedido pelos turistas, vem montado com cuca, linguiça, salsicha bock, eisbein (joelho de porco), chucrute e batata a vapor.
Publicidade
O proprietário do estabelecimento conta que participa da Oktoberfest desde 1996. Essa edição da feira, porém, foi ainda mais esperada, já que o período da pandemia impossibilitou eventos, gerando certo prejuízo. A expectativa para essa edição, portanto, é otimista. “Não sabemos como vai ser, mas o pensamento é sempre bom, é positivo, não podemos pensar que não vai dar, tem que pensar que vai dar, esse é meu pensamento para todos eventos”, frisa Thomas.
O restaurante atenderá durante os períodos de abertura dos portões da Oktoberfest, isto é, em dois turnos, das 11 horas às 15 horas e das 19 horas às 23 horas.
LEIA MAIS: Oktoberfest terá desfiles todos os dias; veja como participar
Publicidade
Padaria Pritsch
A Pritsch Casa de Chá e Padaria faz parte da história de Santa Cruz do Sul, com 92 anos de existência. O local, conhecido por suas cucas tradicionais e especiais, mas também pelo café colonial, estará presente na 36ª Oktoberfest, no espaço da Assemp. A Casa de Chá da Pritsch, situada na Marechal Floriano, 1.547, onde é servido o café colonial, ficou fechada por 18 meses durante o período pandêmico.
Com a chegada da Oktoberfest, a ideia da empresa é aliar a retomada do chá com a volta da feira. “Retornamos com nosso café colonial depois de um ano e meio sem funcionar e é também o retorno da Oktoberfest. Queremos trazer esse gostinho de saudade”, destaca uma das proprietárias, Vivian Pritsch.
Durante a Oktoberfest, serão vendidos sabores de cucas tradicionais, como de uva, framboesa, abacaxi e açúcar, além das especiais, como a de requeijão e a italiana, e também kits prontos de produtos. No café colonial, a mais diversa variedade de doces e salgados, além, claro, de cuca e linguiça. Na feira, o café colonial será vendido por quilo, no valor de R$ 64,70.
Publicidade
“Queremos aliar a retomada do chá com a retomada da Oktoberfest. O intuito é trazer essa ideia do saudosismo que foi causado pela pandemia, que fez a gente se recolher. Todo mundo ficou esperando o chá, a Oktoberfest”, comenta a relações públicas da Pritsch, Laura Nobre. A Pritsch é um patrimônio de Santa Cruz, que preza pela tradição, mas olhando para o futuro. “Teremos todos os cuidados, seguiremos todos os protocolos, com número limitado de pessoas, mantendo o sabor tradicional que a Pritsch já tem há quase cem anos”, completa Laura.
LEIA MAIS: Corte vai divulgar a 36ª Oktober neste sábado
Publicidade