Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

40ª EDIÇÃO

Oktoberfest deverá ter maior rigor na fiscalização de acesso ao evento

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

Foto em anexo: Venda para entrada no Parque da Oktoberfest começa nesta sexta-feira Crédito da foto: Rodrigo Assmann

Faltando pouco mais de sete meses para a 40ª Oktoberfest e Feirasul de Santa Cruz do Sul, as movimentações já começaram para estruturar a realização do evento. Na manhã desta quinta-feira, 10, o prefeito Sérgio Moraes anunciou, durante entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, que o empresário Mathias Bertram será o presidente da festa.

Em sua fala, o prefeito afirmou que a edição deste ano trará novidades, além de uma fiscalização mais rigorosa, especialmente quanto ao acesso das pessoas ao parque com credenciais. “Eu, como prefeito, não quero credencial permanente! Vou entrar de graça na Oktoberfest apenas no dia da abertura, pois estarei lá como prefeito para abrir a festa. Nos outros dias, vou pagar meu ingresso na entrada”, declarou Moraes.

LEIA MAIS: Mathias Bertram é confirmado para a presidência da 40ª Oktoberfest de Santa Cruz

Publicidade

De acordo com o chefe do Executivo, nas últimas edições da festa, “muita gente” acessava o parque com credenciais, ganhava bloquinhos de chope e os distribuía gratuitamente, além de entradas para shows nacionais. “Isso não pode! Isso não é uma farra, é uma festa do município, tem que gerar receita. Estamos conversando com a Assemp para conter esse tipo de prática. Acredito que, com isso, a festa passará a dar lucro”, destacou. A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz (Assemp) realiza a festa com o apoio da Prefeitura.

Lucro precisa ser revisto

Outro ponto abordado por Moraes foi a questão financeira da Festa da Alegria. Segundo ele, é necessário que o evento gere mais lucro. “Não é possível que uma Oktoberfest em que se paga entrada e se consome, não apresente um lucro maior”, afirmou.

Ele ressaltou que a edição do ano passado gerou apenas R$ 1,2 milhão de lucro, enquanto a Oktoberfest de Igrejinha — uma festa de porte menor — alcançou um lucro de R$ 3 milhões. “Temos que entender o que está acontecendo”, frisou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Em 2025, 40ª Oktoberfest vai reviver as memórias e celebrar as tradições; veja as datas

De acordo com o prefeito, a Assemp precisa rever o modelo de gestão da festa, buscando uma melhor aplicação dos recursos. “O problema não é só o quanto se arrecada, mas o quanto se gasta. O pessoal gastou demais e queremos reduzir esses custos.”

Sérgio Moraes e Alex Knak na Rádio Gazeta | Foto: Expedito Engling

Incentivo ao comércio local

A Feirasul, espaço dedicado à exposição e venda de vestuário, iguarias, tecnologia e outros produtos, atrai expositores de diversas regiões do Estado. Apesar disso, o prefeito quer incentivar a participação do comércio local com mais destaque. “Tem gente de fora, mas também queremos valorizar o nosso comércio. Sabemos que muitos não têm recursos para pagar por um espaço, mas queremos apoiar e incentivar para que o nosso comerciante esteja presente”, afirmou. O tema já está sendo discutido com a Assemp. “Acredito que será uma festa fantástica”, completou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Estrutura da Feirasul é aprovada por 97% dos expositores

Cervejarias

Outro tema levantado pela atual gestão é o abastecimento da festa por cervejarias locais, de forma oficial. A proposta está sendo discutida entre a Prefeitura, empresas do setor e a Assemp. No entanto, para este ano, a mudança não deve ocorrer, por decisão das próprias indústrias de bebidas de Santa Cruz. A expectativa é que a iniciativa avance em 2026.

Revitalização do parque

O Parque da Oktoberfest também deve passar por melhorias. De acordo com Sérgio Moraes, a intenção é que o local tenha uma identidade ainda mais germânica. “Algumas obras, inclusive, estão sendo propostas pelo próprio setor cervejeiro”, pontuou. Um dos espaços que deve passar por revitalização é a Bierhaus, que carrega elementos da colonização alemã em Santa Cruz.

Publicidade

Ouça a entrevista na íntegra

Colaboraram Lucas Malheiros, Marcio Souza e Carina Weber

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.