Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLÍTICA PÚBLICA

Oito municípios da região aderem ao programa Primeira Infância Melhor

Confira lista de crianças contempladas nas Emeis de Santa Cruz

Foto: Cottonbro/Pexels

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, assinou nessa segunda-feira, 7, o resultado final do edital de adesão de novos municípios ao programa Primeira Infância Melhor (PIM), uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. No Vale do Rio Pardo, Boqueirão do Leão, Candelária, General Câmara, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Sinimbu e Vale do Sol entraram para o programa. Ao todo, somam 184 vagas de atendimento para gestantes e crianças.

No Rio Grande do Sul, foram 210 municípios, somando 4.940 novas vagas de atendimento. Com as novas adesões, o PIM estará presente em 94% dos municípios gaúchos – o que representa 467 cidades. A lista de aprovados para receber o incentivo financeiro do PIM e implantar a política foi divulgada nessa terça, 8, no site do programa. Os municípios recebem mensalmente R$ 65,00 por criança ou gestante atendido.

LEIA TAMBÉM: Bairro Progresso é incluído no Programa Primeira Infância Melhor

Publicidade

Para orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre os próximos passos para a formalização da adesão ao programa, a equipe estadual do PIM realizará uma live nesta quinta-feira, 10, entre as 14 horas e as 15h30. Para acompanhar a transmissão, é necessário acessar o link.

Sobre o PIM

O programa comemorou o 20º aniversário neste ano. O objetivo é apoiar as famílias na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os 6 anos. O público prioritário são famílias em situação de vulnerabilidade, acompanhando as gestantes e crianças até os três anos.

LEIA TAMBÉM: Multas da Agerst à Corsan somam R$ 139 mil desde o começo do ano

Publicidade

A atuação do PIM se dá por meio de visitas domiciliares e atividades em grupo, de forma periódica. As ações visam melhorar as condições de saúde, educação e desenvolvimento social. Entre os efeitos estão a promoção dos direitos na primeira infância; o fortalecimento da parentalidade positiva e da prontidão para aprendizagem; a ampliação de anos de estudo; a redução da morbimortalidade materno-infantil, das violências e das desigualdades; e a ruptura dos ciclos de pobreza.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.