Polícia

Oito em dez pessoas não querem ingressar na política, aponta pesquisa

O noticiário político foi intenso entre os dias 7 de março e 5 de abril. Durante esse período, esteve aberta a janela de transferência partidária – um fragmento dos quatro anos de mandato, em que os legisladores podem fazer a troca de sigla sem que isso implique na perda do mandato. Se a mudança fosse efetivada em outra época, salvo algumas exceções, a legenda poderia solicitar a cadeira. Mas apesar de forte movimentação de bastidores, com divulgações às vezes bombásticas, muito do que se viu foi uma repetição de nomes. Muda-se o baralho, mas as cartas são praticamente as mesmas.

Essa percepção de que poucas novidades surgem no meio político é evidenciada no levantamento realizado pelo instituto Inteligência, Pesquisa e Consultoria (Ipec), o antigo Ibope, para o Instituto Cidades Sustentáveis, dentro do Programa Cidades Sustentáveis. De acordo com o resultado do questionário apresentado a mais de 2 mil pessoas em 127 cidades brasileiras, oito em cada dez entrevistados disseram não ter vontade de participar da vida política.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura e Ministério Público abrem investigação contra secretário municipal

Publicidade

O número daqueles que querem distância desse assunto tem aumentado. Em 2022, eram 76%, chegando a 78% em 2023. Nas duas situações, o País ainda vinha de um período eleitoral com forte embate entre as duas maiores forças da atualidade: Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Além disso, soma-se o fato de que neste ano os brasileiros voltam às urnas para escolher representantes nos legislativos municipais e chefes do Executivo.

Sociólogo e coordenador de relações institucionais do Instituto Cidades Sustentáveis, Igor Pantoja acredita que a falta de interesse dos cidadãos maiores de 16 em participar da vida política pode estar relacionada à decepção dos eleitores com a classe. “As pessoas podem não estar vendo na democracia tudo o que gostariam”, alerta.

LEIA TAMBÉM: Eduardo Leite enviará projeto que aumenta a alíquota do ICMS

Publicidade

Ao averiguar de forma mais abrangente os dados, Pantoja destaca que o interesse em ingressar na política e a lembrança de quem recebeu seus votos na última eleição têm melhores índices naqueles com escolaridade mais avançada e com renda média a alta. “Essas pessoas acabam defendendo mais diretamente seus interesses e sabem que a política tem influência na vida delas”, explica.

Os resultados

  • Entrar na vida política
    • Nenhuma vontade – 78%
    • Alguma vontade – 13%
    • Muita vontade – 8%
    • Não sabem ou não responderam – 1%
  • Lembrança em quem votou nas eleições para deputado federal
    • Não – 65%
    • Sim – 29%
    • Não responderam – 6%
  • Lembrança em quem votou nas eleições para deputado estadual
    • Não – 64%
    • Sim – 30%
    • Não responderam – 6%
  • Lembrança em quem votou nas últimas eleições para senador
    • Não – 65%
    • Sim – 29%
    • Não responderam – 6%
  • Quais áreas deveriam ser prioridades dos políticos?
    • Saúde – 57%
    • Educação – 44%
    • Emprego – 42%
    • Reduzir a violência – 35%
    • Reduzir a desigualdade – 28%
    • Combater o preconceito – 24%
    • Preservar os valores ligados à família – 18%
    • Promover a igualdade entre homens e mulheres – 9%
    • Combater as mudanças climáticas – 7%
    • Aumentar impostos de grandes fortunas – 7%
  • Como combater a desinformação e as fake news?
    • Responsabilizar e punir os usuários que divulgarem ou compartilharem postagens com conteúdos falsos – 41%
    • Responsabilizar e punir as empresas de tecnologia/comunicação que não retirarem o conteúdo falso do ar – 34%
    • Responsabilizar, punir ou cassar políticos que divulgarem ou compartilharem conteúdo falso – 29%

LEIA MAIS SOBRE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Marcio Souza

Jornalista, formado pela Unisinos, com MBA em Marketing, Estratégia e Inovação, pela Uninter. Completo, em 31 de dezembro de 2023, 27 anos de comunicação em rádio, jornal, revista, internet, TV e assessoria de comunicação.

Share
Published by
Marcio Souza

This website uses cookies.