Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

atração

Oficina de papiloscopia no estande da PF foi sucesso na Oktoberfest

Foto: Rodrigo Assmann

Adultos e crianças participaram de ação que mostrou técnica usada em investigações

O sábado, 12, foi de intensa movimentação nos estandes das forças de segurança no Parque da Oktoberfest. E um deles atraía os olhares dos mais curiosos. No espaço da Polícia Federal (PF), uma oficina de demonstração de papiloscopia foi instalada. O público, adulto e infantil, pôde ter uma rápida instrução de como funciona essa que é uma das principais técnicas utilizadas pelos investigadores para comprovar a participação de envolvidos em crimes.

Na oficina, um agente solicitava ao voluntário para passar o dedão da mão em sua testa. Depois, era para colocar o mesmo dedo na lateral de uma xícara. Utilizando pincel e um pó magnético – material composto de pó de ferro e outros componentes para dar coloração – o policial federal, então, mostrava a impressão digital da pessoa, exemplificando como funciona na prática esse tipo de apuração em cenas de crime.

LEIA TAMBÉM: Saiba como a polícia chegou até cigana que matou o marido em Vera Cruz

Publicidade

Na sequência, ele mostrava uma caixa com espaços de visualização, onde a olho nu não era possível enxergar nada dentro. Mas com uma lanterna fluorescente as digitais ficavam visíveis, em mais uma demonstração de como se chegar a determinado suspeito. Conforme o chefe da Delegacia da PF de Santa Cruz do Sul, delegado Gustavo Schneider, essa foi uma primeira atividade apresentada ao público na 39ª Oktoberfest.

“Haverá outras. Teremos demonstrações antibomba, de ações táticas e do canil”, detalhou. Ainda segundo Schneider, datas e horários das atividades seguintes devem ser confirmados nos próximos dias, pois dependem de os agentes não estarem convocados para eventuais missões que surgirem.

LEIA TAMBÉM: Mais de 900 carros são vistoriados em primeiro final de semana da Oktoberfest

Publicidade

Outro espaço da Festa da Alegria muito procurado no sábado foi a área do Exército, tradicionalmente instalada próxima ao Ginásio Poliesportivo Arnão. No início da tarde, o local foi tomado pelo público, sobretudo crianças acompanhadas de seus pais.

Elas queriam conhecer como eram os tanques de guerra e participaram de um tour organizado por soldados. Muitas também subiram a escalada na torre de rapel instalada no local.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile