Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REPRESENTATIVIDADE

Oficializada criação da Coordenadoria da Diversidade em Santa Cruz

Foto: Luiz Fernando Bertuol SECOM

Helena Hermany oficializou criação da coordenadoria

O fim de semana foi de festa e muito significado para a população LGBTQIA+ de Santa Cruz do Sul. No sábado, 6, no Pavilhão Central da Oktoberfest, um grande público prestigiou a escolha da nova corte que vai representar a cidade. O corpo de jurados, formado por representantes locais e de outras cidades do Estado, escolheu como Miss Diversidade, Celestia Glan, e como Mister, Pablo Barros. A faixa para a categoria Miss Trans Diversidade ficou com Nicole Bittencourt. No concurso também foi escolhida a Miss Lésbica. E quem levou o título foi Dienifer Kener. A diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, representou a prefeita Helena Hermany no evento.

LEIA MAIS: VÍDEO: Parada da Diversidade colore o Centro de Santa Cruz

Já no domingo,7, a programação teve continuidade com a 2ª Parada da Diversidade. O ato inicial foi realizado junto à Praça Getúlio Vargas, que foi toda decorada com bandeiras com as cores do arco-íris em varais suspensos. De cima de um caminhão com equipamento de som, autoridades fizeram o seu pronunciamento. Caravanas de várias cidades do Estado, como de Porto Alegre, São Leopoldo, Lajeado e Venâncio Aires, marcaram presença.

Publicidade

Como primeiro ato, a prefeita Helena Hermany nomeou o presidente do Conselho Municipal da Diversidade, Rubern Quintana, como coordenador da Diversidade no município. Na sequência, Helena recebeu a faixa de madrinha da Diversidade.

Em sua saudação, o presidente do Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), Ruben Quintana, saudou os presentes, elogiou o empenho do município em apoiar a causa da diversidade, e ressaltou o emprenho da Ong Desafios, com 11 anos de atuação. “Santa Cruz já está dando um exemplo para o Estado, e para o Brasil, de que é possível dialogar com os gestores e com a sociedade, e construir uma sociedade mais justa e mais igualitária”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova a criação de departamentos da mulher e da diversidade

Publicidade

O diretor do Instituto PalavrAções, Neri da Costa, também elogiou a iniciativa do município. “Se um outro mundo é necessário e possível, este mundo começa aqui hoje, com este ato, aqui em Santa Cruz, com o apoio do município, já estamos construindo”, declarou.

O coordenador da Diversidade no Rio Grande do Sul, Daniel Morethson, também se pronunciou. “Parabéns por aqui darem este passo imenso com políticas públicas de inclusão para as pessoas que precisam. E precisamos estar em todos os espaços, porque temos todos os direitos”, mencionou.

Em sua fala, a prefeita Helena Hermany relembrou os feitos em seu segundo ano de gestão, pela causa da diversidade. Após relembrar a criação do Conselho da Diversidade, em seu primeiro ano de gestão, relembrou o compromisso assumido na criação da Coordenadoria no município. “Meu lema de campanha era o de cuidar de todas as pessoas, independente de cor, raça, religião, ou sexualidade. Fico muito feliz e honrada hoje, com este título de madrinha. Podem ter certeza, que vou honrar com o compromisso de cuidar de todos vocês, meus afilhados. Parabéns a todos vocês, por lutarem para conquistar o seu lugar na sociedade”, afirmou.

Publicidade

Passeata percorreu a Marechal Floriano

Após a solenidade, os participantes fizeram uma passeata pela Rua Marechal Floriano, até o Parque da Oktoberfest, onde a programação teve sequência, com shows de drag queens, cantores LGBTQIA+, dança, DJs, gogo dancers. A bateria da Escola de Samba Imperatriz do Sol, de Santa Cruz do Sul, também animou o público.

Uma das grandes conquistas desta edição, foi a realização de uma feira exclusiva para empreendedores LGBTQIA+. Produtos e serviços foram oferecidos, em um projeto piloto para implementação de uma feira anual e de proporções regionais.

A 2° edição da Parada da Diversidade foi organizada pela Ong Desafios, Instituto Palavrações e Conselho Municipal da Diversidade (Comudi), com patrocínio da prefeitura. A parada acontece há 50 anos pelo mundo e tornou-se um símbolo das lutas pela defesa dos direitos básicos da população LGBTQIA+.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.