O final do ano está chegando e, com ele, o aumento da oferta de vagas de emprego temporárias no comércio. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, o período de seleção de novos empregados inicia-se entre o final de outubro e o começo de novembro. A entidade projeta que haja aumento de 10% a 15% nas contratações neste ano, em comparação com o anterior.
O presidente da CDL de Santa Cruz, Ricardo Bartz, explica que a grande maioria das vagas é para a função de vendedores, que acabam permanecendo de dois a três meses. Ele observa que um dos motivos para a ocorrência das contratações temporárias é o fechamento das lacunas de férias de funcionários efetivados. “Muitos lojistas utilizam essa estratégia para não diminuir tanto a equipe em janeiro e fevereiro.”
LEIA MAIS: Comércio contratou 1,2 mil trabalhadores a mais em 2022 em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) mostra que 49% dos temporários têm chances de serem efetivados nas vagas para os meses seguintes. Mauro Spode, presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, aponta boa perspectiva para este ano, por conta do desempenho do comércio durante 2022. “Em números absolutos, acredita-se que os temporários deverão representar incremento de 35,1% na força de trabalho dessas empresas contratantes”, destaca.
Especialista dá dicas para os candidatos
Antes de sair em busca de uma das vagas, seja temporária ou efetiva, é importante ficar atento a algumas recomendações que podem aumentar as chances de contratação. A elaboração do currículo costuma ser uma dúvida para os candidatos e, de acordo com Fátima Gehlen, psicóloga, empreendedora e especialista em gestão de pessoas, os itens mais importantes são os dados básicos.
LEIA TAMBÉM: Lojas de Santa Cruz se antecipam e entram no clima do Natal
Publicidade
“Nome, telefone correto e, de preferência, com WhatsApp para que a pessoa possa ser encontrada. O candidato também precisa colocar no seu currículo a área pretendida. O ideal é que indique a vaga para a qual está concorrendo”, explica. É importante adicionar também as experiências anteriores. “Precisa colocar o nome do lugar, quanto tempo ficou lá e quais as principais atribuições que ela tinha”, recomenda.
Ainda sobre o currículo, as informações devem ser concisas. “Em relação à formação escolar, se você tem o ensino médio completo e está em uma faculdade, não precisa colocar que tem ensino médio, porque pressupõe-se que já tenha. A mesma coisa vale para o ensino fundamental”, reitera. A regra ainda vale para habilidades comportamentais. “Não é preciso colocar porque serão vistas no momento da entrevista”.
A primeira orientação sobre a entrevista que Fátima sugere aos candidatos é chegar no horário exato do encontro, nem muito tempo antes e nem muito tempo depois. Outro ponto importante é falar a verdade durante a conversa. “Falar das responsabilidades já executadas, dos pontos fortes e dos que estão em desenvolvimento”, cita. Estudar sobre a empresa é um diferencial. “Pesquisar no site, nas redes sociais, quais os valores da empresa e qual a sua missão. Ir munido de informações”, ressalta.
Publicidade
LEIA MAIS: Fim de ano deve ampliar contratações em até 15%
Em dezembro
Gabriel Eichler é gerente de uma loja de roupas no Centro de Santa Cruz do Sul. Todos os anos, ele realiza processos seletivos para contratação de funcionários temporários. “É sempre dentro do período que mais temos necessidade, onde há maior fluxo de pessoas e horários estendidos. Geralmente, é no final de dezembro”, salienta. Sobre a quantidade de vagas, Eichler afirma que isso depende do número de funcionários da equipe efetiva. “A ideia é que tenhamos que chamar três ou mais pessoas para o final do ano”, adianta Gabriel.
O gerente também relata que a cada temporada alguns funcionários temporários podem vir a ter seus contratos prolongados por mais tempo, com efeitos promissores, portanto, para os que se candidatam e são selecionados. “Às vezes encontramos dentro desses temporários pessoas com perfis muito legais para trabalhar fixamente na empresa. Já aconteceu de vermos a desenvoltura da pessoa e ela continuar conosco. Depende muito da vontade que ela apresenta de trabalhar.”
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade