Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

JOSÉ ALBERTO WENZEL

Obrigado, Cinturão Verde

Sofrido, segues nos consolando. Descontinuado, insistes em nos manter unidos. Mesmo quando ignorado, nos acolhes. Aos que te minimizam, engrandeces com tua generosidade. Àqueles que te negam, manténs a oferta dos serviços ambientais. Dessedentas, oxigenas, absorves ruídos, recolhes as poeiras espalhadas. À desarmonia respondes com bem-estar. À turbidez acenas com beleza. Aos aflitos emanas a paz. Convidas a tua mesa os expulsos de seus habitats.

És pródigo na partilha. Agradeces aos proprietários e todos que te preservam. Gostas dos que te perguntam sobre os segredos de cada cantinho de tua integridade. Sorris aos que reconhecem teu valor coletivo. Louvas aos que resistem ao fracionamento que te mutila. Desdenhas a ganância. Ao terror das motosserras e agudeza dos machados, rebrotas. Às máquinas que te rasgam reconstróis dinâmicos relevos.

Desconcertas aos que buscam certezas intervenientes e sustentam conceitos engessados. Revelas multilateralidades quando alguns te pretendem restrito a declividades e fragmentos a serem preservados.
Já viste tanta coisa. Padeceste com a expulsão dos nativos que contigo coabitaram. Presencias ainda mais. Lamentas pelos desabrigados. Sofres com os que sofrem. Todavia, até quando aguentarás? Não se abaterá sobre ti o cansaço de uma insistência, testada ao limite de tuas fortalezas? Até que ponto conseguirás assegurar o equilíbrio de tuas encostas, perigosamente instabilizadas?

Publicidade

Cinturão Verde, como estarás daqui a outros 30, 100, 200 e tantos anos? Acreditas que podemos melhorar nossa relação? Sim, cientes de nossas fragilidades e alicerçados na ciência e no afeto, na razão e intuição, no método e criatividade, no respeito e precaução, na ação e vontade, no aprendizado e corresponsabilidade, pretendemos merecer tua abnegada generosidade. Obrigado por nos dar a cada dia uma nova oportunidade.

CORRESPONSABILIDADE COLETIVA

O desenvolvimento do “Movimento pelo Cinturão Verde 30 anos”, lançado no dia 19 de janeiro deste ano, vem sendo viabilizado pelo empenho generoso de pessoas e instituições, de ordem pública, associativa e privada e pela relevante dedicação do Conselho Municipal de Gestão Socioambiental.

Publicidade

Todos, a seu tempo e medida, estão convidados a seguirem na efetiva participação, até porque não podemos tardar na implementação de ações transversais de conscientização e monitoramento, na criação de um “Fundo Cinturão Verde”, na oportunização de estímulos preservacionistas (PSAs, adoção de cotas, transferência de índices, créditos de Carbono, parcerias, adesões voluntárias a programas de sustentação financeira…), na categorização enquanto unidade de conservação, na remarcação e visibilização interativa, além do encaminhamento de um novo Plano Diretor de efetivo caráter socioambiental resiliente.

Estamos a caminho, cientes de que há muito a ser feito, condição bem identificada pela prefeita Helena Hermany ao nos dizer que “mais do que nunca, frente às calamidades que se apresentam, a mobilização pela preservação e recuperação do Cinturão Verde, no contexto de uma cidade socioambiental, eleva-se em importância”.

Dia 26: DIA DE TODOS

Publicidade

Domingo, dia 26, às 10 horas, no Parque da Gruta, estaremos confirmando, em ato sóbrio e reflexivo, nosso compromisso coletivo com a preservação e a recuperação do Cinturão Verde de Santa Cruz do Sul. Venha! A natureza te convida.

LEIA MAIS COLUNAS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.