Categories: Santa Cruz do Sul

Obras mudam a paisagem em um trecho da Marechal Floriano

O começo das obras em mais uma etapa da ampliação do calçadão de Santa Cruz do Sul nesta semana deixou praticamente irreconhecível o trecho da Rua Marechal Floriano, entre a Borges de Medeiros e a 7 de Setembro. A retirada dos paralelepípedos para a substituição por bloquetes e a drenagem transformou a paisagem em frente à Praça da Bandeira. O trabalho pretende tornar o Centro mais atraente e acessível às pessoas, com mudanças previstas em três quadras.

Atualmente, o trabalho se concentra no trecho em frente à Praça da Bandeira. A execução, iniciada em 10 de janeiro, tem avançado rapidamente. Após a conclusão da remoção dos paralelepípedos, deverão ser realizadas a drenagem da via e a repavimentação. Assim que ocorrer a recolocação do meio-fio, a execução dos passeios terá início.

A pavimentação da rua será em blocos de concreto intertravados, com nova drenagem pluvial. Os passeios públicos serão ampliados e confeccionados em pedra basalto. Ao final de todo esse processo nas três quadras, o trecho receberá a instalação de deques de concreto, floreiras, bancos, pergolados, luminárias e arcos metálicos, entre outros itens.

Publicidade

LEIA MAIS: Obra na Floriano pode ganhar segunda frente de trabalho nas próximas semanas

Pelo cronograma das obras, a primeira parte a ser concluída é a quadra entre as ruas 28 de Setembro e Borges de Medeiros. A seguir, será a vez da quadra entre as ruas 7 de Setembro e Tiradentes e, por fim, a quadra entre as ruas Borges de Medeiros e 7 de Setembro.

Foto: Rafaelly Machado

A previsão da Prefeitura é de que a conclusão de toda a execução do projeto ocorra ainda neste ano. O prefeito em exercício, Elstor Desbessell, fala com entusiasmo do trabalho em andamento. “É muito bom acompanhar o desenvolvimento desse projeto, vê-lo aos poucos tomando forma. Será uma obra que tornará nosso centro mais atrativo e humano, com grande repercussão para o comércio e para o turismo”, avaliou.

Publicidade

O projeto foi desenvolvido e está sendo acompanhado por uma equipe técnica da Prefeitura: a arquiteta e urbanista Cláudia Silva Babick e o coordenador de Projetos Urbanos e Obras Públicas, engenheiro civil Daniel Feuerharmel, da Secretaria de Planejamento e Orçamento; e o engenheiro eletricista Éderson Boeck Streck, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. A obra, orçada em R$ 2.881.193,30, tem recursos do Badesul, com uma contrapartida da Prefeitura, e está sendo executada pela empresa Elo Construções e Instalações Ltda.

Aproveitamento do antigo pavimento

Conforme o projeto, nas demais quadras que passaram pela obra do calçadão, ainda serão instalados decks em concreto, floreiras, bancos, luminárias e arcos metálicos com iluminação em LED. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul informou que as pedras do antigo pavimento estão sendo direcionadas à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para serem aproveitadas em pavimentações de bairros.

LEIA MAIS: Liberado trânsito na Rua Marechal Floriano

Publicidade

Já as pedras do passeio público, que muitas vezes pertencem aos proprietários, podem ser reaproveitadas por eles. Aos que não têm interesse em fazê-lo, a fiscalização avalia se a Prefeitura vai reutilizá-las ou encaminhá-las juntamente com o entulho a locais de descarte licenciado.

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.