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Obras dos primeiros lotes da duplicação da BR-471 vão custar R$ 27 milhões

Helena comemorou as assinaturas dos termos de início das obras, que vão contribuir para facilitar o trânsito e a mobilidade na região

Começaram na manhã dessa sexta-feira, 17, os trabalhos de duplicação dos lotes um e dois do trecho urbano da BR-471, em Santa Cruz do Sul. A cerimônia de assinatura dos termos de início das obras foi realizada no entroncamento da rodovia com a Rua Afonso Bartz, no Bairro Independência. O ato contou com a presença da prefeita Helena Hermany (Progressistas), do vice Elstor Desbessell (Progressistas), secretários municipais, empresários, representantes de entidades e das duas empresas responsáveis, a PAP Construtora e Incorporadora, de Lajeado, e a Avantte Engenharia e Participações, de Santa Cruz.

Helena afirmou que se trata de uma das maiores obras de mobilidade urbana da história do município. “Como prefeita, eu tenho muito orgulho de ver que estamos avançando cada vez mais e fazendo investimentos significativos para melhorar a vida da nossa gente”, disse. Ela classificou a BR-471 como essencial para o desenvolvimento econômico e social de Santa Cruz. “Sabemos, no entanto, que essa estrada oferece inúmeros desafios quanto a segurança no trânsito e congestionamento em horários de pico. Por isso essa duplicação é tão importante.”

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Agradeceu ainda o trabalho das secretarias envolvidas nos trâmites burocráticos e às diversas empresas que contribuíram para o custeio do projeto. A Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) foi a responsável por liderar o movimento Duplica 471 e por contratar a empresa que elaborou o projeto. Sem a necessidade de licitar também essa etapa, a Prefeitura pôde avançar mais rapidamente nas demais. Helena ainda salientou o apoio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Projeto contou com apoio do empresariado

A duplicação do trecho municipalizado da rodovia federal é uma demanda antiga, tanto de usuários quanto de empresas instaladas ao longo da via. Em 2021, a Assemp, com o apoio da Prefeitura, criou o Projeto Duplica BR-471. A iniciativa propunha a duplicação do perímetro urbano da estrada, no trecho entre o trevo da RSC-287 e o entroncamento com a Avenida Presidente Castelo Branco, no Distrito Industrial.

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Através do Duplica 471, a entidade mobilizou o empresariado local e arrecadou em torno de R$ 323 mil para a contratação do projeto para a obra. São cerca de nove quilômetros de área municipalizada, que foram divididos em quatro trechos.

Durante o ato dessa sexta-feira, muitos dos envolvidos na iniciativa destacaram a relevância da obra. Ex-vice-presidente Administrativo e Financeiro da Assemp, Lucas Rubinger, participou das assinaturas dos dois termos como testemunha. Ao lado do ex-presidente Fábio Borba, ele liderou o Projeto Duplica 471.
“Quando a ideia foi lançada, muitas pessoas disseram que iria dar em nada. Esse momento traz um sentimento de felicidade e realização. Junto com a duplicação da RSC-287, trará mais desenvolvimento para Santa Cruz, com mais segurança e menos acidentes na estrada”, afirmou.

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Um dos colaboradores da iniciativa, o empresário Ido Dupont lembrou que a duplicação é falada há muito tempo na região. Ele ressaltou a mobilização empresarial e a rapidez do poder público em fazer a sua parte. Para Dupont, a duplicação trará agilidade ao trânsito e segurança para condutores e pedestres. “O que parecia sonho está se tornando realidade”, considerou. O presidente do Grupo Cindapa, Carlos Alberto Köhler, cuja empresa também fica às margens da rodovia, considera a obra primordial. “A 471 tem um movimento enorme e a duplicação vai facilitar o fluxo dos usuários em geral, de nossos colaboradores e clientes também. Toda a comunidade vai se beneficiar.”

O supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Marcos Ribeiro, elogiou a Prefeitura pela viabilização do projeto. “A duplicação é extremamente necessária. Todos sairão ganhando, principalmente a comunidade”, declarou.

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Presidente da Assemp e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Ricardo Bartz destacou o empenho da gestão anterior da associação na mobilização da categoria para angariar os recursos que custearam o projeto da duplicação. “Se imaginarmos a ‘tranqueira’ do trânsito atualmente, nos momentos de pico, com a duplicação da pista, teremos maior fluidez do trânsito”, avaliou.

Entenda a duplicação da BR-471

As primeiras intervenções serão a ampliação da pista lateral e construção da pista de rolamento entre o trevo do Gaúcho Diesel, na RSC-287, e o entroncamento da BR-471 com a Rua Coronel Oscar Jost. O investimento previsto nesse trecho é superior a R$ 27 milhões. Os recursos foram obtidos via Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento para o Setor Público (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

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O lote um, de responsabilidade da PAP, vai do trevo do Gaúcho Diesel até o entroncamento com a Rua Afonso Bartz, enquanto o lote dois, conduzido pela Avantte, vai desse mesmo ponto até o entroncamento com a Rua Coronel Oscar Jost. Nesse trecho, alças laterais serão construídas para desafogar e dar mais fluidez ao trânsito. A duplicação em si será realizada do trevo do Bairro Bom Jesus/ERS-409 até o Distrito Industrial. Não foi informado o prazo para conclusão dos trabalhos.

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