Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INFRAESTRUTURA

Obras do viaduto avançam no Arroio Grande; veja o que está sendo feito

Equipes trabalham na preparação das bases para a instalação das estruturas de concreto | Foto: Tiago Rech / Divulgação

O viaduto do Arroio Grande deve atingir 50% de sua execução até o início de março. A informação foi repassada por engenheiros do consórcio de empresas Giovanella/Porto Beton durante visita da prefeita Helena Hermany ao canteiro de obras, na manhã dessa terça-feira, 23. O projeto é considerado estratégico pelo governo para resolver os problemas de congestionamento crônico nos horários de pico na zona sul da cidade.

A prefeita conferiu o trabalho que está sendo executado. Os blocos 1, 2, 5 e 6 estão em fase de escavação e arrasamento das estacas. Já os 3 e 4 aguardam a cura do concreto. No total, foram feitas 84 estacas nos seis blocos (14 estacas para cada), com profundidade média de 10 metros. No canteiro de obras são realizadas as ferragens dos blocos, das pré-lajes e das vigas longarinas (de um total de 20, nove se encontram prontas), que também estão sendo concretadas no local. Estas são peças montadas à parte e depois integradas à produção como um todo. A partir de março, quando se iniciar a construção dos pilares sobre os blocos que serão executados, a comunidade já poderá visualizar as etapas do viaduto acima do nível do solo.

LEIA TAMBÉM: Recapeamento asfáltico da Rua Farroupilha deve ser finalizado até esta quinta-feira

Publicidade

Por sua magnitude, a construção do viaduto terá momentos de grande complexidade. Um deles será a etapa de transporte das vigas longarinas para a área onde a obra está situada. Pesando 37 toneladas cada uma, será necessário utilizar dois guindastes para o deslocamento até o lugar de instalação. Lá, outros dois veículos serão usados para o içamento e posicionamento das vigas em cima das travessas.

A prefeita salientou a relevância desse projeto para Santa Cruz do Sul. “O viaduto, além de um desejo antigo da nossa comunidade, é uma necessidade para o desenvolvimento da cidade. O município está crescendo de maneira impressionante, e precisamos nos preparar para o impacto que isso vai trazer aos deslocamentos das pessoas e à nossa economia.”

Prefeita Helena visitou canteiro de obras e destacou a importância do projeto para a mobilidade na Zona Sul | Foto: Tiago Rech / Divulgação

Helena destacou que uma obra desse porte traz muitos desafios e agradeceu a compreensão da população. “Sei que o início dos trabalhos trouxe mudança na rotina das famílias e dos empreendedores da região. Estamos acompanhando esse projeto com grande seriedade, sempre atentos para fazer os ajustes que por acaso se façam necessários.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz volta a superar US$ 1,5 bilhão em vendas para o exterior

A prefeita ainda analisou o cronograma de execução das etapas do projeto. Ela enfatizou a importância do planejamento e do respeito aos prazos para que a obra seja concluída dentro do tempo previsto. Os secretários municipais Karianne Pacheco (Planejamento e Governança) e Edmar Hermany (Obras e Infraestrutura) também participaram da visita.

A obra

O viaduto do Bairro Arroio Grande é um dos principais projetos de mobilidade urbana do governo Helena Hermany para Santa Cruz do Sul. Localizado no entroncamento entre as avenidas Deputado Euclydes Nicolau Kliemannn e Presidente Castelo Branco, com extensão de 264,83 metros e orçada em R$ 11.573.138,78, a obra foi iniciada em julho de 2023 e tem previsão de 12 meses para ser concluída.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.