As obras de duplicação da RSC-287, um dos principais eixos de ligação da grande Porto Alegre ao Centro do Estado, iniciaram nesta quarta-feira, 6, em Santa Cruz do Sul. O governador Eduardo Leite esteve nos quilômetros 99 e 103 da rodovia para vistoriar o começo dos trabalhos.
A RSC-287, trecho de 204,5 quilômetros de extensão, entre Tabaí e Santa Maria, é uma rodovia estadual administrada pela concessionária Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr). A concessão de 30 anos, iniciada em agosto de 2021, prevê a duplicação de todo o trecho, nos dois sentidos de tráfego, com investimentos que devem superar os R$ 3,6 bilhões, beneficiando mais de 10 municípios.
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A duplicação da rodovia inicia em dois pontos: nos quilômetros 28 ao 30, em Tabaí; e entre os quilômetros 101 e 105, em Santa Cruz do Sul. A expectativa, segundo a Rota de Santa Maria, é de que os serviços nestes pontos sejam concluídos em agosto do ano que vem. O cronograma de obras atende a requisitos técnicos previstos no contrato da concessão.
Mais sobre o calendário das obras de duplicação
O calendário estabelece, ainda, que 63%, ou 128 quilômetros, devem estar duplicados até o nono ano de concessão, contemplando todo o trecho de Tabaí a Candelária, o mais movimentado da RSC-287. A partir do quarto ano da concessão, está liberada a duplicação de trechos em Candelária e Novo Cabrais (quilômetros 137,58 a 141,49), Paraíso do Sul (quilômetros 156,46 a 157,48) e Santa Maria (quilômetros 231 a 232,54). Os próximos pontos, no sexto ano, serão entre Tabaí e Santa Cruz do Sul. No oitavo ano, entre Santa Cruz do Sul e Candelária, e, no nono ano, entre Candelária e Novo Cabrais. O último trecho, entre Novo Cabrais e Santa Maria, terá a duplicação obrigatória quando o tráfego da rodovia atingir o volume médio diário equivalente de 18 mil eixos nas duas praças de pedágio.
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Entregas e obras previstas na concessão
- Duplicação de toda a extensão da rodovia (204 quilômetros)
- Restauração de toda a extensão da rodovia existente (204 quilômetros)
- Manutenção da rodovia após restaurações até o final da concessão
- Implantação de 12 quilômetros de vias marginais
- Implantação de 20 passarelas
- Implantação de 28 rotatórias/rótulas
- Implantação de 10 retornos em nível
- Adequação de nove interseções existentes
- Implantação de quatro interseções em dois níveis (passagem inferior/trombeta)
- Implantação de 7 quilômetros de terceiras faixas
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