Santa Cruz do Sul

Obras de ampliação da rede hídrica de São Martinho vão iniciar nesta semana

Nenhuma comunidade do interior sem água potável. Com esse compromisso, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na manhã desta quarta-feira, 15, o termo de início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que atenderá diversas localidades no distrito de São Martinho. O ato ocorreu no Salão Butzge e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças locais, representantes da empresa contratada e comunidade. Após, houve almoço de confraternização no local.

A obra de ampliação do sistema de abastecimento em São Martinho consiste em uma extensão de mais 36,25 quilômetros de rede para garantir suprimento de água a 115 famílias que vivem na zona rural. Em 2018, já haviam sido construídos oito quilômetros de rede que passaram a suprir com água potável 57 famílias. A ampliação que será executada desta vez compreenderá também um poço com vazão de 12 mil litros por hora, estações de bombeamento e reservação com capacidade para 60 mil litros.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado autoriza Rota de Santa Maria a antecipar obras de duplicação da RSC-287

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Cechinato, os trabalhos em São Martinho vão iniciar nesta semana e a expectativa é de que a rede possa ser inaugurada em março do ano que vem. Ele ressaltou o tamanho da obra e disse que o governo está atendendo às demandas da comunidade. “São 36 quilômetros de rede e mais de 100 famílias atendidas, são números fantásticos que demonstram que a Administração está fazendo entregas. 2023 será um ano de muitas entregas”, disse ele.

A ampliação será executada pela empresa Concórdia Poços Artesianos, vencedora da licitação, e o prazo para conclusão dos trabalhos, conforme o contrato, é de até 14 meses. Já o investimento da Prefeitura é de R$ 2.101.316,64, que serão custeados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III).

LEIA TAMBÉM: Governo Federal deve enviar R$ 6 milhões para a saúde de Santa Cruz

Publicidade

Ao se pronunciar na ocasião, a prefeita Helena Hermany reafirmou o compromisso em levar água tratada às comunidades do interior. “Nos propusemos a cuidar das pessoas para que elas se sintam felizes e tenham qualidade de vida. Nesta estiagem, já levamos mais de um milhão de litros de água através de caminhões-pipa a diversas comunidades, mas esse número não nos orgulha porque o que queremos de fato é que as pessoas abram a torneira e tenham água em suas casas. Esse é o meu compromisso”, reforçou.

Já o vice-prefeito Elstor Desbessell, que fez uma pausa nas férias para estar presente no ato de assinatura, disse que a obra demorou em razão de diversos fatores e citou a questão da Covid-19, que concentrou as atenções do governo no primeiro ano e também os trâmites normais do processo para contratação da empresa. “Com certeza há muito o que fazer no interior, mas me orgulho em dizer que as coisas estão andando. Estamos iniciando esta obra no pior momento da estiagem no Rio Grande do Sul”.

LEIA TAMBÉM: Vereador solicita instalação de módulo de segurança em Linha João Alves

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.