ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Obras de ampliação da rede hídrica de São Martinho vão iniciar nesta semana

Foto: Isadora Oliveira

Nenhuma comunidade do interior sem água potável. Com esse compromisso, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, assinou na manhã desta quarta-feira, 15, o termo de início das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que atenderá diversas localidades no distrito de São Martinho. O ato ocorreu no Salão Butzge e contou com a presença de secretários municipais, vereadores, lideranças locais, representantes da empresa contratada e comunidade. Após, houve almoço de confraternização no local.

A obra de ampliação do sistema de abastecimento em São Martinho consiste em uma extensão de mais 36,25 quilômetros de rede para garantir suprimento de água a 115 famílias que vivem na zona rural. Em 2018, já haviam sido construídos oito quilômetros de rede que passaram a suprir com água potável 57 famílias. A ampliação que será executada desta vez compreenderá também um poço com vazão de 12 mil litros por hora, estações de bombeamento e reservação com capacidade para 60 mil litros.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado autoriza Rota de Santa Maria a antecipar obras de duplicação da RSC-287

Publicidade

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, César Cechinato, os trabalhos em São Martinho vão iniciar nesta semana e a expectativa é de que a rede possa ser inaugurada em março do ano que vem. Ele ressaltou o tamanho da obra e disse que o governo está atendendo às demandas da comunidade. “São 36 quilômetros de rede e mais de 100 famílias atendidas, são números fantásticos que demonstram que a Administração está fazendo entregas. 2023 será um ano de muitas entregas”, disse ele.

A ampliação será executada pela empresa Concórdia Poços Artesianos, vencedora da licitação, e o prazo para conclusão dos trabalhos, conforme o contrato, é de até 14 meses. Já o investimento da Prefeitura é de R$ 2.101.316,64, que serão custeados com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa III).

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Governo Federal deve enviar R$ 6 milhões para a saúde de Santa Cruz

Publicidade

Ao se pronunciar na ocasião, a prefeita Helena Hermany reafirmou o compromisso em levar água tratada às comunidades do interior. “Nos propusemos a cuidar das pessoas para que elas se sintam felizes e tenham qualidade de vida. Nesta estiagem, já levamos mais de um milhão de litros de água através de caminhões-pipa a diversas comunidades, mas esse número não nos orgulha porque o que queremos de fato é que as pessoas abram a torneira e tenham água em suas casas. Esse é o meu compromisso”, reforçou.

Já o vice-prefeito Elstor Desbessell, que fez uma pausa nas férias para estar presente no ato de assinatura, disse que a obra demorou em razão de diversos fatores e citou a questão da Covid-19, que concentrou as atenções do governo no primeiro ano e também os trâmites normais do processo para contratação da empresa. “Com certeza há muito o que fazer no interior, mas me orgulho em dizer que as coisas estão andando. Estamos iniciando esta obra no pior momento da estiagem no Rio Grande do Sul”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Vereador solicita instalação de módulo de segurança em Linha João Alves

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta