Santa Cruz do Sul

Obras da nova sede da Bella Itália vão ser retomadas em março

As obras da sede própria do Circolo Culturale Bella Itália (CCBI), em Santa Cruz do Sul, serão retomadas em março deste ano. O novo espaço está sendo erguido nos altos da Rua Marechal Deodoro, nas proximidades do Cemitério Católico São João Batista, e ainda não há previsão para a conclusão.

O prédio está sendo construído totalmente em pedra grês, com o objetivo de caracterizar o estilo italiano e seus imigrantes. Depois de pronto, o local vai abrigar uma série de atividades sociais e culturais para associados e comunidade em geral.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: documentário conta história do Circolo Culturale Bella Itália

Publicidade

Depois de pronto, local vai sediar uma série de atividades sociais, culturais e educativas para os associados e a comunidade em geral

Conforme explica o coordenador do Departamento Social do CCBI, Sérgio Damiani, o avanço dos trabalhos está diretamente ligado à captação de recursos. O dinheiro chega por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas, pagamento das anuidades dos associados e também como resultado dos eventos promovidos, como almoços e jantares, entre outros.

“Ainda assim não será suficiente para concluir a obra, então as diretorias de todas as gestões se empenharam em buscar recursos para, a médio prazo, podermos tornar realidade o sonho da sede própria.”

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: Turim e o charme do tempo da realeza italiana

Publicidade

Em função disso, os serviços foram interrompidos em outubro de 2022 e serão retomadas em março. “É um trabalho lento devido às características do material e os cuidados necessários para o assentamento e rejunte das pedras”, ressalta Damiani. O terreno, localizado no número 1.234 da Rua Marechal Deodoro, foi obtido por meio de doação da Prefeitura de Santa Cruz. Quem passa pelo local atualmente já consegue visualizar a nova edificação ganhando forma por cima dos tapumes de proteção.

Serão dois pavimentos. No andar térreo, haverá salas para aulas de italiano, ensaios do Grupo Cantante, biblioteca, espaço para reuniões, banheiros e cozinha. O piso superior terá um salão de festas para a organização de eventos aos associados e simpatizantes da cultura italiana. Hoje essas atividades são realizadas em outros lugares locados para esses fins.

LEIA TAMBÉM: Módena, Itália: um homem, seu sonho e suas máquinas

Publicidade

As aulas de italiano são abertas a todos os interessados, enquanto o Grupo Cantante é exclusivo aos associados. O grupo de danças de crianças é uma parceria com a Escola Petituba e contempla os alunos da instituição. Nos eventos, há prioridade para os sócios, mas há disponibilidade para o público geral.

Saiba mais

O Circolo Culturale Bella Italia em Santa Cruz do Sul foi fundado em 12 de julho de 2002 com o objetivo de reunir os descendentes de imigrantes e manter vivas as tradições italianas em terras alemãs, com eventos fixos anuais e momentos de integração, ensino do idioma, promoção de shows e congraçamentos. Desde o início sempre houve a intenção de construir uma sede própria, objetivo que agora está mais próximo do que nunca. O atual presidente do CCBI é Marcelino Seolin.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.