Obras da Fase continuam paralisadas e sem previsão de conclusão

A construção do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) em Santa Cruz do Sul está ganhando ares de novela. Paralisada desde dezembro do ano passado, quando a empresa responsável pelos trabalhos entrou em recuperação judicial, a obra segue sem data para recomeçar e sem previsão de conclusão.

Conforme a Secretaria Estadual de Justiça, Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS), as obras estão “paralisadas momentaneamente” devido ao pedido de reequilíbrio orçamentário da empresa vencedora da licitação, a Sial Engenharia, de Curitiba. O requerimento está sendo avaliado tecnicamente pelo governo do Estado. A SJSPS afirma que trabalha para que a retomada ocorra o mais breve possível, mas não estabeleceu prazo.

LEIA MAIS: Obra da Fase será retomada no começo de 2022

Publicidade

A obra avançou 56% e está parada desde o início de dezembro de 2021, quando a Sial iniciou o processo de recuperação judicial. Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na época, o titular da Secretaria, Mauro Hauschild, projetou a retomada para “janeiro ou fevereiro” e adiantou a possibilidade de rompimento do contrato e contratação de uma nova construtora em processo simplificado, o que acabou não se confirmando até o momento.

Com investimento de R$ 21,4 milhões oriundos de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a unidade terá capacidade para receber 60 jovens com idades entre 12 e 18 anos incompletos. O novo Case será referência para 58 municípios da região que integram as comarcas de Arroio do Meio, Arroio do Tigre, Candelária, Encantado, Encruzilhada do Sul, Estrela, Lajeado, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Sobradinho, Taquari, Teutônia, Venâncio Aires, Vera Cruz e Salto do Jacuí.

LEIA MAIS: Instalação do Case deve gerar 100 empregos em Santa Cruz

Publicidade

Lentidão

Iniciada em fevereiro de 2020, a obra deveria ter sido concluída em abril de 2021, mas o prazo acabou prorrogado, assim como o contrato com a Sial Engenharia. Mesmo assim, a empresa não conseguiu recuperar o fluxo de caixa e também enfrentou dificuldade para contratar trabalhadores em razão da pandemia. Depois de pronto, o complexo será composto por sete prédios em uma área de 4,5 mil metros quadrados localizada no fim do Corredor Zanette, no Bairro Esmeralda.

LEIA TAMBÉM: Repasse para obra da Fase está em dia, garante governo estadual

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.