Paralisações, atrasos e reorganizações do cronograma marcaram as obras de construção do viaduto no Trevo Fritz e Frida, de uma rotatória no acesso à Avenida Melvin Jones pela RSC–287 e da duplicação de 4,2 quilômetros na rodovia. Mas agora, perto da reta final, os serviços foram intensificados. Até o fim deste ano, as estruturas devem ser entregues, concretizando anseios da comunidade santa-cruzense que duravam mais de dez anos e chegaram a parecer utopia.
Nos últimos dias, a quantidade de funcionários na equipe aumentou em quase 50% e o número de máquinas nos canteiros de obras também cresceu. Segundo o engenheiro da empresa responsável, Fábio Medeiros, o ritmo de trabalho foi intensificado para que seja possível entregar as estruturas – tanto o viaduto quanto a rótula – antes da última semana do mês que vem. Para o presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Nelson Nunes, porém, não é uma boa ideia trabalhar com prazos. “O importante é focar na realização das obras, que foram esperadas por muito tempo”, afirmou.
Nunes ressalta que o viaduto, a duplicação e a rótula vão sanar antigas insatisfações da população da região e ainda evitar problemas futuros, como acidentes e esgotamento da rodovia. Hoje passam, diariamente, 15 mil veículos na RSC–287. “Trabalhamos com cautela pois, independente de quanto tempo demorar, essas obras vão trazer benefícios.”
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O viaduto
Nesta segunda-feira, serão colocadas no esqueleto do futuro viaduto as lajes pré-moldadas, que servirão de base para o tabuleiro – onde circularão os veículos. Em seguida, serão ligados os aterros ao viaduto. Para esse procedimento, será utilizado terramesh – uma peça de contenção de elevações artificiais. Depois, iniciará a concretagem da laje e serão realizados os acabamentos. O prazo para o término da obra é o fim do mês que vem. Porém, o trânsito só será liberado em 2017.
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O trevo da Melvin Jones
O trevo que está sendo construído no quilômetro 101 da RSC–287, no acesso à Avenida Melvin Jones, encontra-se na fase de asfaltamento. Na próxima semana, o trânsito no local terá alguns desvios operacionais para a finalização dessa etapa e, na sequência, serão executados os acabamentos da obra. A expectativa do engenheiro responsável, Fábio Medeiros, é de que até o dia 20 do próximo mês o trânsito deve ser completamente liberado no cruzamento.
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A duplicação
A duplicação, quando finalizada, vai compreender o trecho entre o posto do Grupo Rodoviário da Brigada Militar e a rótula de acesso à Melvin Jones. Serão vias duplas, nos dois sentidos. Até então, cerca de 60% foi concluído, mas não há prazo para terminar. Segundo o presidente da EGR, Nelson Nunes, essa obra ainda deve demorar, pois depende da disponibilização de verbas.
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