Após a primeira leva de asfaltamentos ter iniciado em agosto, mais nove ruas de Santa Cruz do Sul vão começar a receber investimentos em dezembro. O pacote inclui a Thomaz Flores, uma das principais vias da região central, que está em mau estado de conservação há vários anos e será totalmente pavimentada. Com as obras, que serão financiadas pela Caixa Econômica Federal, a intenção é criar novas rotas em direção aos bairros para desafogar o fluxo de veículos, que congestiona as ruas centrais em horários de pico.
Solicitada em 2013, a verba do Programa Pró-Transporte PAC 2 foi liberada apenas em maio deste ano. A Prefeitura terá prazo de 10 anos, com 14 meses de carência, para pagar o financiamento.
Além da Thomaz Flores, outras três ruas vão ser pavimentadas em toda a sua extensão: Manoel Antônio de Barros, Dona Cristina e Rua do Moinho. Além disso, outras vias importantes da região central também estão incluídas, como a Tenente Coronel Brito, Marechal Deodoro, Venâncio Aires e Marechal Floriano.
Publicidade
Com os asfaltamentos, a Prefeitura pretende melhorar a conexão entre o Centro e bairros como Arroio Grande, Monte Verde, Margarida e Bonfim. “Ao direcionar parte dos veículos a outras vias centrais, vai ficar mais rápido ir para casa ou chegar no trabalho. Também vai proporcionar mais segurança no trânsito, evitando acidentes”, ressalta o secretário de Planejamento, Jéferson Gerhardt.
As vias foram divididas em dois blocos, que serão licitados separadamente. As concorrências serão abertas na semana que vem e devem ser concluídas até o fim de novembro. Conforme Gerhardt, após essas obras a intenção é estender os asfaltamento para os bairros. “Esse recurso não pôde ser destinado aos bairros, mas queremos continuar os asfaltamentos, em outros locais”, acrescenta Gerhardt.
Atualmente, uma série de ruas já está recebendo asfalto no município graças a um segundo financiamento encaminhado pela Prefeitura junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Veja a situação de cada uma no quadro abaixo.
Publicidade