Geral

Obra do Parque do Imigrante deve ter início nas próximas semanas

A etapa inicial das obras do parque temático da imigração germânica de Santa Cruz do Sul já tem data para começar. Durante o encontro realizado na noite de quinta-feira no Pavilhão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz, foi definido que as primeiras intervenções serão realizadas na metade do mês de setembro. As intervenções incluem a pavimentação das vias internas, a reforma de duas casas já existentes dentro do parque, além da construção do estacionamento e de sanitários.

LEIA MAIS: Município vai ganhar Parque Temático do Imigrante em Linha Santa Cruz

A reunião contou com a participação do diretor de Obras Urbanas do município, Gerson Vargas, que representou o secretário Edmar Hermany, além dos vereadores Henrique Hermany e Ilário Keller. Estiveram presentes também representantes da Comissão Pró-Parque, formada por integrantes da Amorlisc e Rotary Club Cidade Alta. Segundo o presidente da Amorlisc e da Comissão Pró-Parque, Ricardo Bringmann, o encontro para tratar sobre o assunto foi muito esperado por todos.

Publicidade

Reunião realizada na quinta-feira pautou o início das intervenções na Granja Municipal | Foto: Divulgação

Uma das particularidades da obra será o uso de paralelepípedos retirados da Rua Marechal Floriano para a pavimentação das vias internas. Bringmann explica que o motivo da reutilização do material é oportunizar o sentimento da época da imigração germânica. “Nada é artificial, é pedra mesmo. Eles já foram trazidos aqui para o local e em breve vai começar a implantação”, adiantou. Outra novidade será a construção de um pórtico na entrada. As reformas e construções serão realizadas pela Prefeitura e ainda não há data para finalização das obras e abertura do local para visitantes.

LEIA TAMBÉM: “Turismo regional está em alta e Santa Cruz tem potencial”, diz idealizador do Parque do Imigrante

O VolksPark ocupará área na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, junto ao cemitério onde estão sepultados dois dos primeiros imigrantes que chegaram à região em 1849. O objetivo é criar um lugar de preservação e promoção da cultura germânica, com foco no desenvolvimento econômico e no turismo. A ideia da criação do espaço surgiu em 2019, durante uma visita ao Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves. Ricardo salienta que o parque representará a todos. “Não vai ser só para Linha Santa Cruz e sim para toda a comunidade santa-cruzense, e também regional”, enfatizou.

Publicidade

Colaborou o jornalista Guilherme Bica

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.