O vice-prefeito e também secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Elstor Desbessell, detalhou o andamento das obras do interior e da área urbana de Santa Cruz do Sul. Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 na manhã desta segunda-feira, 4, atualizou a situação de locais como o Loteamento Motocross, o Bairro São João e Linha Seival, localidade que faz divisa com Venâncio Aires, além das obras do Calçadão da Floriano e do banheiro público municipal.
Conforme Desbessell, várias ruas estão sendo atendidas. Ele avalia que a obra do Loteamento Motocross está andando muito bem e estima que o serviço ultrapassa 50% conclusão. “Os serviços de drenagem, de esgoto foram feitos e duas ou três ruas já devem estar pavimentadas. Temos acompanhado e a empresa responsável está executando um bom trabalho”, disse. Segundo o vice-prefeito a previsão é de que a obra esteja pronta em até 60 dias.
LEIA MAIS: Prefeitura retoma obra no Loteamento Motocross
Publicidade
Sobre o Bairro São João, Elstor esclareceu que já há uma empresa vencedora da licitação. No entanto, explica que ainda falta concluir o projeto da contribuição de melhoria e encaminhá-lo para a Câmara de Vereadores. “Não podemos iniciar uma obra sem o aval do Legislativo”. A expectativa é iniciar as obras de pavimentação asfáltica das ruas ainda neste mês. Segundo ele, praticamente todas as ruas do bairro serão asfaltadas.
O vice-prefeito disse também que a Prefeitura está fazendo um trabalho de verificação de todas as ruas que ainda precisam de pavimentação. Algumas, de acordo com ele, estão sendo contempladas pelo sistema de parceria, ligadas diretamente à Secretaria de Obras que também está executando diversas obras no município. “Estamos tentando amenizar esse número de ruas não pavimentadas. Nós assumimos esse governo com mais de 200 ruas que não estavam nem calçadas, estamos tentando amenizar, mas não vamos conseguir contemplar a todos, mas estamos fazendo o possível para que todo o cidadão tenha a sua rua pavimentada”, ressaltou.
Linha Seival
A poeira em dias secos e o barro em dias chuvosos, há bastante tempo, tem causado transtornos a moradores de Linha Seival, divisa de Santa Cruz e Venâncio Aires. A região é conhecida por um impasse geográfico, sobre qual dos municípios a localidade pertence. Questionado por ouvintes da Rádio Gazeta, Elstor Desbessell esclareceu que documentos serão levados para a Assembleia Legislativa para que essa polêmica seja resolvida. “Uma equipe está, desde o ano passado, fazendo levantamento de propriedade por propriedade. Serão pilhas de documentos, mas acredito que até o final do ano essa situação seja resolvida”, disse.
Publicidade
Por que tão caro?
A obra de revitalização dos banheiros públicos, localizados na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Santa Cruz, foi alvo de críticas da população em virtude do valor. O custo é de R$ 317.546,97. Conforme Desbessell, a situação se assemelha à obra da estação rodoviária, que nunca recebeu uma manutenção em anos. “Quando foi feito o projeto de revitalização desses banheiros, se fez muito em cima do que se visualizava, o que é diferente quando você vai mexer numa obra. Quando foi se mexer no piso, descobrimos que precisava ser feito todo um trabalho de fundação novo o que não estava previsto no projeto”, explicou.
LEIA MAIS: Impasse geográfico: a qual município pertence Linha Seival
Ele revelou ainda que foram constatados problemas de estrutura. Alguns lugares, por infiltração, precisaram ser substituídos e todo o forro precisou ser trocado. “Não foi entregue ainda em razão das calçadas no entorno onde estavam os tapumes, precisamos refazer todo esse trabalho”. Os banheiros estão prontos e a comunidade vai ver que não foi desperdiçado nenhum dinheiro público”, declarou.
Publicidade
Calçadão da Floriano
As obras do Calçadão da Floriano também são alvos de polêmica em Santa Cruz. Elstor Desbesell afirmou que estão em andamento e, conforme ele, o governo municipal está pagando um preço muito alto, deixado pela administração anterior. “O calçadão foi uma obra que o governo passado projetou, iniciou, abriu duas ruas e veio a pandemia e tudo parou. Mas eu sempre disse para a prefeita Helena Hermany: vamos concluir essa obra. Temos certeza de que vamos ter um lindo Centro”.
De acordo com ele, o maior problema agora, é determinar os entroncamentos. “O da Borges de Medeiros agora na última sexta-feira já foi concluído, com trânsito fluindo normalmente. Temos que fazer agora o entroncamento da 7 de Setembro”, concluiu.
LEIA MAIS:
- Transtornos no trânsito também geram queixas
- Trechos concluídos do Calçadão da Floriano estão deteriorados
- Banheiro da Praça Getúlio Vargas deve ser concluído em duas semanas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade