A estrutura do Cristo Acolhedor, em Sobradinho, está nos últimos detalhes antes de ser concluída. Com a armação-base de concreto, busto, braços, mãos e cabeça já prontos e unidos, a equipe trabalha na finalização dos pés. Se as condições climáticas estiverem favoráveis, a previsão é de entrega da parte artística na primeira semana de novembro. Antes, será feita a pintura. Erguida às margens da ERS-400, na localidade de Granja do Silêncio, a estátua tem 24 metros de altura, incluindo o pedestal.
Conforme o escultor cearense Markus Moura, coordenador dos trabalhos, nessa terça-feira, 24, foi feita a concretagem dos pés, que serão maciços, enquanto as demais partes são ocas. Depois da secagem, começarão a ser esculpidos os últimos detalhes.
LEIA MAIS: Cristo Acolhedor recebe participantes de caminhada dando início a um novo caminho peregrino
Publicidade
Por fim, será feita a pintura. “Se o clima colaborar, nesta quarta já começamos o acabamento, mas para isso precisamos de tempo firme. Se tudo der certo, em dez dias estará pronto.” Moura também foi o escultor do Cristo Protetor, em Encantado, e de outras seis estátuas pelo Brasil.
De acordo com o supervisor da obra, Arthur Lopes de Souza, a quantidade excessiva de chuva nos últimos meses foi a principal dificuldade enfrentada e também o motivo do atraso no cronograma. “Como o revestimento é todo feito em argamassa com cimento, areia e aditivos, não pode ser aplicado com muita umidade”, explica. Assim, segundo ele, mesmo quando não está chovendo, é necessário esperar que a última camada esteja totalmente seca para que seja possível aplicar a próxima.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: conheça os empreendimentos que impulsionam o turismo rural na região
Publicidade
Depois da pintura, Souza acrescenta que ainda serão instalados para-raios nos braços e na cabeça da estrutura. O Cristo Acolhedor custará cerca de R$ 1,4 milhão e está em um terreno de 6 mil metros quadrados de área, onde a Prefeitura pretende construir outras infraestruturas como estacionamento, iluminação e bancos, ao custo de outros R$ 500 mil. A empresa responsável é a Realize Incorporadora e Construtora, de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO CENTRO-SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade