Categories: Regional

Obra do calçadão da Floriano bloqueia trânsito

Por volta das 9 horas da manhã desta sexta-feira, 26, começaram as obras do calçadão da Marechal Floriano, em Santa Cruz do Sul. Trabalhadores iniciaram pela retirada dos paralelepípedos. Com isso, o trânsito foi bloqueado na Floriano entre as ruas Sete de Setembro e Tiradentes nesta sexta. Após esse processo, será feito o assentamento da rede de drenagem, colocação de bloquetes e o passeio público.

As alterações vão incluir desde o aumento nas dimensões do passeio público até detalhes como o ajardinamento e o embelezamento da via. A empresa Progetto Sul Ltda., de Lajeado, vencedora da licitação, será responsável pela intervenção. O projeto inclui as três quadras entre a 28 de Setembro e a Galvão Costa. Os trabalhos ainda contemplam a revitalização do passeio público, nas duas quadras existentes entre as ruas Ramiro Barcelos e 28 de Setembro.

LEIA MAIS: Obra do calçadão da Floriano começa nesta sexta; veja como ficará

Publicidade

Equipe começou com a retirada dos paralelepípedos

O calçamento será assentado com pedra basalto cerrado, dando especial atenção às tipuanas que formam o corredor verde. Os canteiros, projetados para dar mais espaço às raízes, serão contínuos, com 2,80 metros de largura. Hoje, em vários trechos da via é possível ver os desníveis no calçamento por causa da movimentação das raízes. A construção de um novo passeio vai corrigir esse problema.

A rua ganhará novos bancos e floreiras, instalados no meio da calçada e não mais próximos ao fluxo de veículos, conforme previa o projeto anterior. Também um amplo pergolado em madeira, com assentos e iluminação, será instalado na quadra da Praça da Bandeira. No que diz respeito à iluminação, novidades também estão por vir. Serão instalados postes galvanizados com luminárias em led e os novos arcos metálicos terão cordas com lâmpadas coloridas, que poderão variar conforme a temática escolhida para cada evento ou festividade do município.

LEIA MAIS: Revitalização do calçadão da Floriano deve estar concluída em oito meses

A pavimentação ao longo de todo o trecho em obras também vai mudar, com os antigos paralelepípedos substituídos por bloquetes intertravados. Seguindo a tendência mundial de humanização de espaços públicos, o estacionamento deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e locais para carga e descarga. Também as rampas de acesso ficarão mais amplas, proporcionando mais conforto a quem as utiliza.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.