A ordem de início da obra de restauro do Instituto de Educação General Flores da Cunha vai ser assinada nesta quarta-feira, 19, às 11h30 no Palácio Piratini. O termo será assinado pelo governador em exercício José Paulo Cairoli e pelos secretários de Educação, Vieira da Cunha; e de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann.
Patrimônio histórico do Estado, o prédio será recuperado e modernizado para receber os estudantes e as tecnologias utilizadas em sala de aula nos dias de hoje. O prazo para conclusão da obra é de 18 meses. Por isso, neste ano e também em 2017 os alunos serão atendidos na Escola Felipe de Oliveira e na estrutura onde funcionava a Escola Roque Callage.
O restauro vai atender às exigências de acessibilidade e prevenção contra incêndio. O projeto, assinado pela 3C Arquitetura e Urbanismo, contempla ainda paisagismo, reforma nas redes elétrica e hidráulica, iluminação interna e externa, segurança, rede lógica, sonorização e climatização. Orçada em R$ 22,5 milhões a obra será executada pela empresa Porto Novo Empreendimentos e Construções. “Ao mesmo tempo em que o prédio tem um grande significado histórico, também terá, a partir desta reforma completa, as condições ideais para um processo de ensino e aprendizagem”, afirma o secretário da Educação, Vieira da Cunha.
Publicidade
“Assinar a ordem de início para os serviços de restauração dessa importante instituição de ensino, é ter o compromisso com a educação e o respeito pelo patrimônio histórico que o prédio representa para a cidade de Porto Alegre”, destaca o secretário de Obras, Gerson Burmann.
Obras em escolas
Em 2015, o governo do Estado aplicou R$ 112 milhões na melhoria da infraestrutura dos prédios escolares. As ações estavam entre as prioridades elencadas no Acordo de Resultados, que estipulou as metas do ano para cada Secretaria.
Publicidade