Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TRABALHO SOCIAL

Oase Centro celebra os 30 anos do Projeto Alegria e Esperança

Oase em ação: iniciativa já beneficiou mais de 2 mil jovens e agora estão matriculados 63 crianças e adolescentes de diferentes bairros

A noite desta quinta-feira, 15, será de comemoração para a Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) da Comunidade Evangélica – Centro, de Santa Cruz do Sul. Durante o segundo jantar-galinhada deste ano, serão celebrados os 30 anos do Projeto Alegria e Esperança, fundado pela integrante Marlene Fuerstenau. No evento, aberto ao público, haverá apresentações artísticas das crianças e adolescentes participantes.

Em três décadas de atividades, o Projeto Alegria e Esperança já beneficiou mais de 2 mil jovens. Atualmente, estão matriculadas 63 crianças e adolescentes, moradores de diferentes bairros do município, com idades que variam dos 7 aos 17 anos. Para participar das oficinas, realizadas na própria comunidade, é oferecido transporte exclusivo. Semanalmente, nas tardes de terça e sexta-feira, há aulas de dança, artes e música, reforço escolar e ações de incentivo à profissionalização.

LEIA TAMBÉM: Relembre a história de ajuda aos necessitados da Oase, em Santa Cruz

Publicidade

Ainda neste mês, as atividades passarão a ocorrer três vezes por semana. Para isso, o projeto conta com uma equipe de cinco profissionais, incluindo assistente social e psicóloga, além de seis voluntárias. “Trabalhamos para que cada um aprenda a se empenhar na busca de uma melhor realidade para si, e para que sejam agentes de transformação nas regiões onde vivem. Queremos uma sociedade mais justa, humana e com consciência ecológica”, afirma Marlene.

Os ingressos estão à venda com as patronesses ou na Secretaria da Comunidade, por R$ 40,00 por pessoa. A programação terá início às 20 horas, no salão de festas.

LEIA TAMBÉM: Sião Social apresenta resultados e projetos

Publicidade

Saiba mais

Em 1992, Marlene Fuerstenau recebia a visita de crianças e adolescentes diariamente. Eles passavam pela residência dela para pedir donativos. Preocupada com a situação vulnerável dos jovens, a voluntária da Oase percebeu que esses pedidos expressavam uma necessidade ainda maior: estavam à procura de carinho e de atenção. Numa dessas tardes, diante de uma forte chuva, Marlene convidou o grupo a se abrigar na garagem, onde decidiu desenvolver algumas atividades com eles. Foi quando surgiu a ideia de formar um grupo de convivência.

Dessa forma, no dia 2 de setembro de 1992, a idealizadora seguiu, com a amiga Dulci Müller, até o Centro Comunitário da Comunidade Martin Luther para o primeiro encontro. “Como igreja de Cristo, somos responsáveis pelo que acontece no mundo que nos cerca. Por isso, a missão e a ação devem ultrapassar os muros da comunidade”, afirma Marlene. Nas duas primeiras tardes, no entanto, ninguém apareceu. Após insistência da dupla, a terceira semana contou com a participação de quatro crianças. A partir desse momento, o número de integrantes passou a crescer constantemente, e agora já se estende por três décadas.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul chega a 50% da meta de vacinação da poliomielite

Publicidade

Espaço de convívio

Em 1996, as atividades do projeto foram transferidas para a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil do Centro de Santa Cruz do Sul, sob a liderança da pastora Heloísa Dalferth. Nessa época, a Oase adotou a atividade como um dos trabalhos diaconais, tornando-se mantenedora.

Desde a fundação, o projeto oferece um espaço de convívio fraterno e ajuda a trazer a esperança de um futuro melhor para crianças e jovens, na maioria em situação de vulnerabilidade social. Além disso, há preocupação para que as crianças continuem frequentando a escola. Por isso, são mantidas parcerias com colégios e demais envolvidos. Todo esse trabalho é desenvolvido com o apoio da comunidade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.