Categories: Centro-Serra

OAB apura suposto caso de tortura e abuso de autoridade no quartel da Brigada Militar de Sobradinho

O presidente da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas (CDAP) da Subseção da OAB de Sobradinho, o advogado Rogério Barbieri Carniel, confirmou, após informações circularem em redes sociais, na noite desta quinta-feira, 9, que a entidade está apurando um caso de possível tortura e abuso de autoridade por parte de policiais no exercício de sua função. O caso teria ocorrido na quarta-feira, 8, à noite, no Quartel da 5ª Companhia da Brigada Militar de Sobradinho. A vítima é um advogado, que teria sofrido agressões verbais e físicas, de três policiais militares, após ser detido para averiguações.

Após tomar conhecimento do caso, a presidência da OAB de Sobradinho entrou em contato com o responsável pela Brigada Militar do município, tendo se reunido com o mesmo na tarde desta quinta-feira.  Foram levados ao conhecimento do tenente Juliano os fatos narrados pelo advogado, que apresenta sinais de violência física e abalo psicológico após a suposta tortura.

O responsável pela Brigada Militar afirmou que irá instaurar um Inquérito Policial Militar para apuração dos fatos.  “Encaminhamos ofício requerendo cópia da ocorrência, laudo médico e a escala dos servidores que atuaram na noite desta quarta-feira, 8. Nosso colega advogado foi levado até o hospital algemado. Aliás, a violência  que teria sido cometida contra ele também ocorreu enquanto ele estava com algemas. Por fim, saliento que ele está machucado fisicamente, mas também na alma, uma vez que vivenciou um verdadeiro filme de terror”, explica o presidente da CDAP, Rogério Barbieri Carniel, que complementa: “Reforço que os fatos são graves e devem ser apurados. Assim, pedimos o apoio e a solidariedade de todos os Advogados, com A maiúsculo, nesta hora infeliz, principalmente pelo fato de que, cada vez que o colega dizia ser um advogado e que queria a presença de nossa presidente, os policiais (que, com certeza, não representam o pensamento e as atitudes da instituição Brigada Militar) agrediam cada vez mais e zombavam da classe, o que é mais revoltante. Não podemos deixar este fato passar em branco, uma vez que amanhã a vítima pode ser qualquer um de nós”, diz.

Publicidade

A presidente da OAB de Sobradinho Ângela Wietzke, destaca que só irá se manifestar assim que todos os documentos solicitados forem repassados à entidade. O nome do advogado será mantido em sigilo para proteção até que os fatos sejam corretamente apurados.

Em razão do ocorrido,  o presidente da Seccional da OAB Ricardo Breier virá nesta sexta-feira a Sobradinho.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.