Categories: Vinícius Moraes

O valor do pensamento

Este é nosso bem mais precioso. Não pesa, não é palpável nem mensurável. Esta extraordinária função mental que agrega ideias, conceitos e memórias nos diferencia de outros seres e nos deu a hegemonia sobre o planeta. Através dele, podemos ir além de nossos instintos primitivos e das nossas reações impulsivas. Podemos antecipar os desfechos das nossas ações para podermos decidir melhor. Com o pensamento, podemos fazer muito. Tanto para o bem quanto para o mal.

É através do pensamento que integramos conceitos a respeito no mundo, das pessoas e de nós mesmos, fazendo com que se crie padrões de como nos relacionamos com o mundo interno e externo. Infelizmente esse mesmo pensamento, tão poderoso, pode sofrer perturbações, causando sérios transtornos para a vida do indivíduo e da sociedade.

O pensamento pode ser pobre e raso (e facilmente manipulável), fruto de baixos níveis educacionais, pouca leitura e elevados níveis de miséria. Ele pode ser negativo e desesperançoso, advindo da depressão. Depreciativo e inseguro devido à baixa autoestima. Ele pode ser partido e desconectado da realidade na esquizofrenia, deteriorado no Alzheimer.

Publicidade

Pensamento é uma interpretação dos fatos que vivenciamos baseada naquilo que somos (nossas memórias, crenças e personalidade). Só porque pensamos não quer dizer que é verdade. Mais saudável é aquele que consegue pensar de várias formas, enxergar de vários ângulos aquilo que acontece em sua volta. Infelizmente, existem pessoas que não conseguem criar interpretações alternativas do que vivem. Se agarram as suas crenças e ideias, não questionando se elas são realistas.

Acredito que um fator que contribui para a pobreza (moral, social e econômica) de nosso País é a falta de pensar e poder prever os acontecimentos que decorrem das nossas ações. E essa pobreza, por sua vez, torna a população menos pensante. Ou seja, um ciclo vicioso em que se beneficiam os mal-intencionados e ideologistas cegos que dizem e fazem os maiores absurdos e, mesmo assim, se (re)elegem para governar e legislar. Só a pobreza ideativa e a falta de memória explicam por que alguns cânceres políticos e suas metástases ainda sobrevivem. Não é por acaso que a educação desde sempre não é prioridade em nosso País. Educação ajuda a pensar. Quem pensa é menos facilmente engambelado.

Decidi escrever sobre o pensamento nesta coluna pois pensar sobre o pensamento é construtivo. Discutir ideias e conceitos é vital para o saudável desenvolver de nossa sociedade. É somente através do pensar que podemos tomar decisões que favoreçam uma vida mais justa e prazerosa. Discutir ideias faz bem à saúde. Convido os leitores a exercitar seus pensamentos com esta coluna (concordando ou não). Desejo bons pensamentos a todos e até breve.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.