Santa Cruz do Sul

“O túnel verde não será apenas mantido, será ampliado”, afirma secretário em reunião na Câmara

Representantes da Prefeitura de Santa Cruz do Sul participaram, na tarde desta segunda-feira, 29, de reunião especial na Câmara de Vereadores. Durante o encontro, foram apresentadas ações do Programa de Preservação e Monitoramento do Túnel Verde da Rua Marechal Floriano. A bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass), Daiane Gaiger, conduziu a apresentação.

O túnel verde compreende o trecho da Rua Marechal Floriano entre as ruas Pinheiro Machado e Borges de Medeiros. Ao longo do trajeto das 10 quadras, que totaliza cerca de 780 metros, são contabilizadas, atualmente, 180 tipuanas. Daiane destacou o valor histórico e cultural do atrativo municipal, que se transformou em um ponto característico do centro da cidade.

LEIA TAMBÉM: Lojistas apontam substituição gradual das tipuanas como solução para o túnel verde

Publicidade

A bióloga também apresentou a sistemática de cuidados com as tipuanas, que incluem podas programadas (de manutenção e limpeza) e ações de monitoramento de risco, com podas de segurança, condução e limpeza. Há ainda a análise de situações caso a caso de questões de conflito entre as tipuanas e edificações existentes na via.

Conforme Daiane, essas ações estão inseridas dentro de uma rotina de monitoramento contínuo. A bióloga explicou que cada uma das tipuanas do túnel verde possui um prontuário fitossanitário. A partir deste controle, é feito o acompanhamento dos casos e verificada a necessidade de intervenções. Daiane ainda frisou que, mesmo diante do monitoramento permanente e de toda a manutenção realizada, não existe risco zero de incidentes com as árvores.

LEIA TAMBÉM: Túnel verde: conselho visa criar grupo de trabalho para discutir a manutenção

Publicidade

O titular da Semass, Jaques Eisenberger, reforçou o compromisso da gestão Helena Hermany com a preservação das tipuanas e o aumento da arborização da principal rua do centro da cidade. “A prefeita afirmou que o túnel verde não será apenas mantido, ele será ampliado”, anunciou. Conforme Eisenberger, a partir de determinação da prefeita, o plantio de árvores no túnel verde será complementado na Marechal Floriano, da Borges de Medeiros até o Monumento do Imigrante. O primeiro plantio deverá acontecer durante a semana de aniversário de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.