Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Linha dos Pomeranos

O sucesso do sistema silvopastoril

Uma visita técnica centrada no sistema silvopastoril, que associa criação de animais e atividade florestal, levou técnicos da Emater de várias regiões do Estado a propriedade rural de Linha dos Pomeranos, em Agudo. O produtor rural Laurindo Bernardo Beling e sua esposa Lira recepcionaram a comitiva na última sexta-feira. O grupo foi conhecer a área silvipastoril que a família instalou há dois anos, dentro de programa demonstrativo que busca difundir novo modelo de produção pecuária e florestal no País.

Além de técnicos da Emater, o grupo foi integrado por representantes da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e pelo engenheiro florestal Vanderley Porfírio da Silva, da Embrapa Florestas, com sede na cidade de Colombo, no Paraná. Na parte da manhã, Vanderley transmitira informações sobre o novo modelo, preconizado por suas vantagens ambientais, na Unisc, em Santa Cruz do Sul. A visita a Linha dos Pomeranos teve o propósito de mostrar na prática, numa pequena propriedade típica do centro do Estado, a eficiência do sistema.

Nesse caso, a propriedade de seu Laurindo e de dona Lira é um modelo, informa o chefe do escritório municipal da Emater de Agudo, Diego Katzer. “A família tem sido visitada com frequência, inclusive por comitivas do exterior, como já ocorreu com grupo de produtores e técnicos do Uruguai”, frisa. “Agora, ao lado de Vanderley, técnicos da Emater de cidades de diversas regiões gaúchas puderam conferir o bom resultado que seu Laurindo tem alcançado”.

Publicidade

A família Beling plantou eucalipto da variedade grandis em fileiras a 20 metros uma da outra, com três metros entre árvores na linha, e entre elas cria gado de corte. O sistema, refere Katzer, combina de forma intencional pasto, animais e árvores. As vantagens para os animais, com sombra no verão, proteção em todas as estações e ainda o bom desenvolvimento das gramíneas, tornaram-se evidentes.

Tanto que outros produtores de Agudo e região que visitaram a propriedade estão implantando áreas similares, já convencidos dos ganhos produtivos e ambientais. Uma dessas propriedades, a de Ênio Binder, próximo à cidade de Agudo, igualmente foi visitada pela comitiva, na sequência do roteiro pela região.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.