Oktoberfest

“O silêncio faz parte da nossa diversão”, diz mãe de autista em programação especial da festa

O Parque da Oktoberfest teve uma tarde especial nessa quinta-feira, 24, com programação voltada a pessoas com deficiência e seus acompanhantes, neurodivergentes – incluindo cidadãos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) –, pessoas cegas ou com baixa visão e sensíveis a sons altos.

LEIA TAMBÉM: Palco Gazeta vai contar com apresentações variadas nesta sexta; confira

O temporal que atingiu Santa Cruz do Sul no fim da manhã causou alguns transtornos, atrasando em duas horas a abertura do parque – estava prevista para as 14 horas, o que só aconteceu às 16 horas, em razão de danos pontuais na estrutura.

Publicidade

Uma das iniciativas inclusivas destacadas foi a ausência de música em determinados períodos do evento, criando um ambiente de silêncio, algo essencial para muitos visitantes com sensibilidades sensoriais. Além disso, o cordão de girassol foi oferecido como forma de identificação para pessoas com deficiências ocultas.

LEIA TAMBÉM: Confira a programação desta sexta-feira na Festa da Alegria

Entre os visitantes, Emanuelle Ribeiro Maas, de 44 anos, aproveitou a ocasião para levar seu filho, Otto Felipe Maas, de 4 anos. Ela elogiou a iniciativa. “Foi algo realmente necessário, porque as crianças autistas são mais suscetíveis ao tumulto.”

Publicidade

Para a mãe, momentos como esses representam uma verdadeira inclusão. “Sei que o parque é para todos, mas esse período sem barulho e com menos pessoas é muito melhor para nós e para outras pessoas com necessidades especiais, pois o silêncio faz parte da nossa diversão”, concluiu.

LEIA MAIS DE OKTOBERFEST

Publicidade

Ricardo Gais

Natural de Quarta Linha Nova Baixa, interior de Santa Cruz do Sul, Ricardo Luís Gais tem 26 anos. Antes de trabalhar na cidade, ajudou na colheita do tabaco da família. Seu primeiro emprego foi como recepcionista no Soder Hotel (2016-2019). Depois atuou como repositor de supermercado no Super Alegria (2019-2020). Entrou no ramo da comunicação em 2020. Em 2021, recebeu o prêmio Adjori/RS de Jornalismo - Menção Honrosa terceiro lugar - na categoria reportagem. Desde março de 2023, atua como jornalista multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, em Santa Cruz. Ricardo concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira (2016) e ingressou no curso de Jornalismo em 2017/02 na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Em 2022, migrou para o curso de Jornalismo EAD, no Centro Universitário Internacional (Uninter). A previsão de conclusão do curso é para o primeiro semestre de 2025.

Share
Published by
Ricardo Gais

This website uses cookies.