Política

“O Rio Grande do Sul voltou a ter desequilíbrio com mudança forçada no ICMS”, diz Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, criticou a mudança na lei do ICMS que impactou a receita dos Estados. “Depois de equilibrar as contas, o Rio Grande do Sul voltou a ter desequilíbrio com mudança forçada no ICMS”, disse a jornalistas após o Fórum de Governadores realizado nessa quinta-feira, 26, em Brasília.

De acordo com ele, o Estado teve perda de R$ 3,5 bilhões com a mudança e ainda há expectativa de perda de mais R$ 5 bilhões neste ano. O governador disse que, apesar de o Estado estar “com as contas em ordem”, ele conta com a compensação prometida pela própria lei, que previa a recomposição das perdas em 2022.

LEIA TAMBÉM: Queda de arrecadação de ICMS em Santa Cruz chegará a 13,07%

Publicidade

Ele disse que a posição do governo “vai em linha” com o que o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz) tem defendido nas negociações com a União para encontrar formas de compensar as perdas.

Leite também exaltou “a importância da abertura do diálogo federativo” e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo gesto de convidar os governadores a apresentarem prioridades. Mas reforçou que é preciso “recompor o que é estrutural. Não adianta ter obras em uma rodovia e de outro lado não estar conseguindo pagar as contas básicas da prestação de serviço. É crítica a situação de receitas do Estado”.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber