Categories: Cinema

O Reino Gelado 2 entra em cartaz no Cine Max

A animação russa O Reino Gelado 2, de Aleksey Tsitsilin, é a estreia da semana no Cine Max Shopping. Uma das apostas da versão brasileira é a participação de Larissa Manoela, conhecida das crianças pelas novelas Carrossel e Cúmplices de um Resgate, e João Cortês, que dublam os personagens centrais, Gerda e Orm. Com piadas mais adultas, a sequência do filme baseado no conto A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, tem agora roteiro original e foi reclassificada na Rússia da categoria “infantil” para “familiar”. No Brasil, tem classificação livre.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CINEMA

O protagonista dessa vez é o troll (uma espécie de ogro) Orm, que ficou bem marcado na memória dos fãs da primeira parte. Após a destruição do reino de gelo, o ex-escudeiro da Rainha da Neve, Orm, tenta se adaptar à vida comum. Trabalha em uma mina para sustentar a casa em que vive com a avó. Mas ele não é grande fã de trabalho, além de ser um azarado nato. Quando uma ameaça paira sobre a cidade e sequestra a filha do rei, Orm vê a oportunidade de mudar de vida. O troll começa então a contar vantagem, exagerar nas histórias que conta e até mente que derrotou a Rainha de Neve sozinho. Mas a mentira, aparentemente inocente, deixa o mundo em perigo. Para salvar a humanidade, Orm tem que enfrentar uma das batalhas mais difíceis – consigo mesmo.

Publicidade

O desenrolar do filme o coloca no rol de outras animações de sucesso, como Big Hero, Valente, mas as imperfeições herdadas da primeira parte – defeitos de animação, personagens pouco convincentes e trama confusa – atrapalham, porém, a sua grande vantagem: o charme da visão romântica de mundo característica dos contos antigos. A tarefa era apenas fazer um filme “divertido, visualmente rico e dinâmico”, garantem os criadores – e o objetivo se cumpre. As imagens marcantes do filme fizeram dele o primeiro longa-metragem de animação russo a entrar para a lista do prêmio Globo de Ouro.

DE VORONEJ

Lançado em 2012, o conto A Rainha da Neve, de Andersen, inspirou não só O Reino Gelado, mas também o norte-americano Frozen: Uma Aventura Congelante. Apesar da distribuição internacional do filme, alguns críticos estrangeiros atribuíram o seu sucesso ao lançamento quase simultâneo ao da produção da Disney. “É uma animação crua com história confusa”, publicou o Hollywood Reporter, que também se referiu a imagens “malfeitas e personagens tão expressivos quanto matriochkas”.

Publicidade

A história de sucesso dos dois filmes não tem, porém, precedentes na Rússia. Ambos foram produzidos em Voronej, a mais de 500 km de Moscou, que até o aparecimento dos estúdios Wizart Animation sequer constava no mapa da animação. A empresa foi criada por um grupo de desenvolvedores de jogos de computador e da indústria de TI sem experiência no cinema. O trailer de O Reino Gelado (2013) surgiu na internet em 2010 e impressionou pela elevada qualidade para os padrões russos. No país, a edição e as imagens em 3D do filme arrancaram elogios de espectadores e críticos.

*Com informações de FilmIsNow Movie Trailers International

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.