Regional

“O que já é grave vai piorar”, indica instituto de meteorologia

O cenário desolador vivido em municípios do Vale do Rio Pardo não deve mudar tão cedo. Desde o fim de semana, Santa Cruz do Sul convive com danos causados por vendaval, granizo e chuva intensa. Nas últimas horas, a precipitação incessante fez com que rios, arroios e córregos transbordassem, causando enchentes não só em Santa Cruz, mas também em municípios como Sinimbu e Candelária. De acordo com a MetSul Meteorologia, não há perspectiva de tempo seco para as próximas horas, o que deve agravar ainda mais a situação.

Famílias tiveram de deixar suas casas e há pessoas desabrigadas. Em Candelária, oito estão desaparecidas. Por todo a região há estradas bloqueadas devido a deslizamentos, água sobre a pista e outros transtornos causados pela chuva. E a previsão, conforme a MetSul, é de mais precipitação nesta quarta-feira, 1º, e quinta-feira, podendo chegar a mais de 150 milímetros de chuva nos dois dias em Santa Cruz. O mesmo está previsto para Candelária.

LEIA TAMBÉM: AO VIVO: acompanhe as últimas atualizações da enchente no Vale do Rio Pardo

Publicidade

“A situação é crítica, com prejuízos materiais consideráveis e elevado risco de perdas de mais humanas”, adverte a MetSul Meteorologia. O instituto afirma que é um evento excepcional de chuva no Rio Grande do Sul, favorecido por uma massa de ar quente incomum para esta época do ano sobre a região central do país. “O que já é grave deve piorar. O cenário que enxergamos na MetSul Meteorologia, sem meias palavras, deve evoluir para extremamente grave”, destaca a MetSul. Vários municípios podem enfrentar situação de desastre.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.