Categories: Jaqueline Weigel

O que é ser digital?

Muita gente ainda confunde digitalizar o negócio com a simples inserção de tecnologia ou a digitalização de processos. Assim como muitos profissionais ainda não têm clareza de que ser digital exige um novo modelo mental e um novo glossário.

Com a pandemia acelerando a mudança, ser digital virou premissa. Por incrível que pareça, algumas empresas são tão míopes que já recuaram, imaginando que ser digital não passou de um estado temporário. A pandemia nos trouxe a oportunidade de ver o que realmente estava acontecendo: o consumidor está no comando, e deseja produtos e serviços inteligentes e processos simples e fluidos.

Para empresas, ser digital significa transformar seu negócio em um modelo mais inteligente, enxuto e ágil, usar tecnologia e ficar de olho firme na experiência do cliente, não mais nos desejos dos acionistas ou “donos” da empresa. O debate começa pela mudança do modelo. O desafio sugere quase a criação de um novo negócio dentro do que existe, e vai muito além de inserção de startups no ambiente. O formato digital é enxuto e inteligente, composto por trabalhadores livres, fornecedores e parceiros conectados à gestão distribuída, contribuindo diariamente para a inteligência do negócio. As plataformas têm dashboard para análises e tomadas de decisão, e uma cultura ágil e transparente. A liderança é pós-moderna, o mindset colaborativo e disruptivo. Existe diversidade e a gestão é horizontal, sem divisão por departamentos e cargos.

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Para os profissionais, ser digital significa trocar certeza por incerteza, trocar apostas únicas por apostas múltiplas, confinamento por liberdade, controle por responsabilidade e autogestão. E ainda, ser capaz de se adaptar diariamente, resistindo a impactos de diferentes intensidades, tendo uma identidade profissional mutante, com propósitos claros e altíssima capacidade de correr riscos.

Empresas de todos os tamanhos devem abraçar a digitalização como premissa, e podem continuar sendo híbridas. Se você tem um pequeno negócio, digitalize-o já. Se está começando algo novo, não pense com as fórmulas da escola tradicional, que já não atende mais a realidade. Se você tem uma empresa média, pode estar na melhor posição, porque mudar radicalmente dói menos. E se faz parte de uma grande corporação, fique atento aos movimentos, porque os transatlânticos não conseguem mais competir com as lanchas digitais, e não cabe todo mundo nos pequenos botes. Uma fábrica lança novas lanchas todos os dias, e elas estão à sua volta, é só embarcar e fluir com a nova toada do mundo. Temos tudo para unir felicidade e trabalho, resolver problemas sociais e ganhar mais dinheiro do que antes. A passagem para o mundo pós Covid-19 exigirá uma reforma geral dos profissionais e dos negócios de todos os tamanhos e segmentos. É tempo de ceder e não mais de teimar e resistir. Adiar o assunto pode custar caro.

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