Escolher um presente de casamento pode ser motivo de muita preocupação para algumas pessoas. Afinal, sempre queremos dar um bom presente, mas nem sempre temos muito dinheiro disponível para gastar.
A cerimonialista Shamilar Catramby conta que o processo para escolher o que dar de presente de casamento não precisa ser estressante. “O presente de casamento é mais simbólico do que as pessoas imaginam. Presentear o casal é uma demonstração de carinho e preocupação com eles e não uma moeda de troca”.
Ela explica que muita gente se incomoda em dar presentes que não custam caro, pois pode parecer que o convidado não queira gastar. “O valor do presente não importa muito. O que importa mesmo é demonstrar carinho e afeição em relação aos noivos. O presente de casamento é só um detalhe que nem obrigatório é”.
Publicidade
Shalimar explica que, para escolher um presente de casamento, o ideal é recorrer as listas deixadas pelo casal em lojas de produtos para casa e decoração. “As listas de presentes costumam ser muito democráticas e possuir itens de todos os valores. Isso facilita a muito a escolha, pois o convidado pode optar por um item da lista compatível com o valor que ele pode gastar”.
Se o casal não colocou listas de presentes em nenhum lugar, é provável que eles não desejem ganhar presentes, situação comum quando eles já moram juntos e tem a casa montada. Em todo caso, a cerimonialista recomenda entrar em contato com o casal e perguntar sobre a lista ou se há algum presente que o casal gostaria de ganhar. “Se mesmo assim eles não quiserem nada, uma opção é dar a eles o valor que seria gasto com um presente para usarem na lua de mel. Outra opção é ir a uma loja que venda itens para casa e escolher algo bonito e útil para o casal usar nesta nova etapa da vida. O importante mesmo não é o dinheiro em si, mas o sentimento de ser muito querido pelos convidados”.
Shalimar finaliza lembrando, novamente, que o presente de casamento, apesar de ser uma tradição, não é um item obrigatório. “Ninguém dá um presente de casamento em troca de um convite e nenhum casal marca um casamento para ganhar presentes. O importante mesmo é celebrar o amor e a felicidade do casal”.
Publicidade