Política

O que Adolfo Brito planeja no comando da Assembleia Legislativa

A nova legislatura da Assembleia Legislativa terá início no próximo dia 31. Por meio de indicação do Progressistas, o deputado estadual Adolfo José Brito vai assumir a presidência no lugar de Vilmar Zanchin, do MDB, que atuou em 2023. Em seu oitavo mandato, Brito é considerado um dos parlamentares mais longevos. A posse vai ocorrer a partir das 14 horas, no Plenário 20 de Setembro.

Em sua gestão como presidente da Assembleia, Adolfo Brito terá como foco a armazenagem da água, a irrigação e a piscicultura, já priorizadas anteriormente nos seus mandatos. Inclusive, o deputado já esteve duas vezes em Israel, onde conferiu o processo de irrigação do País. “A necessidade de começarmos um projeto forte vem para aumentar a produtividade nas propriedades rurais”, afirma. Conforme Brito, os municípios também são beneficiados automaticamente com o rendimento do interior. 

LEIA TAMBÉM: De engraxate a deputado: Adolfo José Brito conquista o seu oitavo mandato

Publicidade

Ao defender a irrigação para o futuro da agricultura, destaca as estiagens já ocorridas no Rio Grande do Sul. “Se não tivermos água na propriedade, não temos garantia nenhuma.” O deputado também cita a importância de um projeto de irrigação que aumentará a produtividade e incentivará a permanência do jovem no campo, reduzindo o êxodo rural e melhorando a situação das famílias. 

Brito adianta que os atendimentos em seu gabinete parlamentar continuarão normalmente, junto do gabinete da presidência, que assumirá no dia 31. Após a sua gestão, a presidência do Legislativo em 2025 ficará com o PT, que vai indicar Pepe Vargas. Já em 2026, o Republicanos assumirá a Assembleia com o deputado Sérgio Peres.

LEIA TAMBÉM

Parlamentar recordista em mandatos

Adolfo Brito nasceu em 5 de maio de 1950, na localidade de Posse do Caçador, interior de Sobradinho, que hoje pertence ao município de Segredo. Filho de pequenos produtores rurais, começou a trabalhar com menos de 8 anos para ajudar a família.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Presidente da Assembleia Legislativa assume como governador do Rio Grande do Sul

Ainda novo atuou como engraxate, vendedor, entregador de jornais e atendente de rodoviária. Também trabalhou em uma rádio como operador de mesa de áudio e locutor. Ingressou na política em 1978, quando deixou o emprego na rádio e concorreu a vereador. 

O convite para participar da eleição foi do então prefeito de Sobradinho, Ovídio Bavaresco, mas Brito perdeu por 12 votos. Continuou trabalhando e, no ano seguinte, elegeu-se vereador e mais tarde foi prefeito de Sobradinho. Em 1994, foi convidado a concorrer a deputado estadual e acabou eleito. Depois disso foi reeleito em 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022, quando conquistou o oitavo mandato consecutivo.  

Publicidade

LEIA TAMBÉM: TSE veta o uso de conteúdo produzido com inteligência artificial na campanha

Atuação também no rádio

Paralelo à atividade parlamentar, Adolfo Brito segue apresentando o programa Agenda Regional na Rádio Gazeta 98,1 FM, de Sobradinho. Aos sábados, das 6h15 às 9h15, ele compartilha os microfones da rádio junto de Adriano Setti em uma programação de notícias, músicas e variedades. “Nós também atualizamos os ouvintes em relação ao trabalho na Assembleia Legislativa, como forma de mostrar uma visão geral à população.”  

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Lavignea Witt

Me chamo Lavignea Witt, tenho 25 anos e sou natural de Santiago, mas moro atualmente em Santa Cruz do Sul. Sou jornalista formada pela Universidade Franciscana (UFN), pós-graduada em Jornalismo Digital e repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações.

Share
Published by
Lavignea Witt

This website uses cookies.