Pensei e até já escrevi sobre este tema. Mas veio a pandemia, outras prioridades se impuseram – afinal, vidas humanas são mais importantes, obviamente – e o debate se derreteu.
Mas quero retomar uma discussão que considero pertinente. A semana que começa, para os cristãos a Semana Santa,
é inspiradora por essência.
Na infância e na adolescência, sofria, me penitenciava e me comovia ao percorrer, diante das imagens na igreja, as estações da Via Sacra. Os jovens de hoje talvez nem saibam do que estou falando.
Publicidade
Ao meu ver – e para quem é cristão e do bem –, os fatos históricos que rememoramos nesta semana são o alicerce e a razão de ser de uma escolha. De uma convicção: custe o que custar, que prevaleçam a verdade, o testemunho, a autenticidade.
Já vivi cenário, até diria, hoje distante da nossa realidade: fiéis agrupados do lado de fora das portas das igrejas porque não havia lugar no interior para abrigar tanta gente.
Das capelas à Catedral, por todos os lugares, havia superlotação nas celebrações.
Publicidade
O que mudou? Não vejo mais isso.
Foi a pandemia? A fé se desidratou ou seria a soberba ideológica que está sepultando valores que nossos pais nos ensinaram, mas que, temerosos ou covardes, deixamos que se perdessem na esteira movida por interesses e não por convicções?
Penso que o cenário de hoje se conecta com desafios. Ou nos submetemos, complacentes, a um processo de desespiritualização, a cargo de uma ideologia que está afastando fiéis das igrejas, fechando santuários, proibindo qualquer manifestação religiosa em escolas e espaços públicos, ou resgatamos e preservamos o que de mais importante nos foi ensinado: seja honesto, correto, respeitoso, justo e crente em Deus!
Publicidade
Alguma dessas qualificações te incomoda? Então reavalia tua vida. Ainda há tempo. Tempo para analisar escolhas, para reconsiderar decisões e, se necessário, redefinir a trajetória daqui para frente.
Feliz Páscoa!
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMEU NEUMANN
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.