ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

O primeiro acidente

Há poucos dias, em uma roda de amigos, o assunto foi o primeiro acidente de trânsito ocorrido em Santa Cruz, em 6 de maio de 1914. O tema já foi abordado na coluna, mas como ainda provoca brincadeiras, vamos recuperá-lo.

Conta-se que, na época, a cidade tinha só dois automóveis (comprados em 1912) e eles conseguiram a façanha de bater. Um foi o Humber, importado da Inglaterra por Henrique Melchior, e o outro um NAG, adquirido da Alemanha por Carlos Lund.

Publicidade

Conforme o jornal Kolonie, amigos conversavam em frente ao Clube União, que era na esquina da Rua Marechal Floriano com a 28 de Setembro (onde hoje é O Boticário). Melchior, que passava de carro, decidiu juntar-se ao grupo. Ao parar e dar ré, abalroou o veículo de Lund.

Publicidade

O barulho foi grande e quem estava por perto correu para ver o que tinha acontecido. Felizmente, os estragos foram poucos e os dois veículos saíram rodando.

Os primeiros automóveis da cidade (ainda antes do acidente) eram pouco mais do que carroças. Melchior (dono da Usina de Luz) importou um motor e construiu seu carro em 1911. No mesmo ano, Lund (fabricante de chapéus) adquiriu um motor e também montou seu veículo.

Publicidade

Os “carros de verdade” só chegaram em 1912. Em agosto, Melchior importou um veículo da marca Norteamericano, para quatro pessoas. Em novembro do mesmo ano, adquiriu o Humber, para cinco passageiros. Ele era alugado para passeios pelos arredores da cidade. Lund, em dezembro de 1912, importou o NAG. Era um auto pequeno, para duas pessoas, chamado de Colibri.

Publicidade

O acidente entre os carros de Melchior e Lund ocorreu. Mas existe uma dúvida se realmente havia só dois automóveis em 1914. O historiador Ary do Prado, que escrevia na Gazeta nas décadas de 40 e 50, conta que a partir de 1913 outros santa-cruzenses também importaram carros.

Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul

Foto: Reprodução
Carro importado por Melchior, em 1912, sofria com a falta de estradas para realizar os passeios
Publicidade

 

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta