No último sábado, 28, vândalos foram responsáveis pela queda de uma torre de energia em Vale Verde. Com isso, mais de 6 mil pessoas ficaram sem luz. O incidente, que aconteceu por volta das 16 horas, na localidade de Cerro do Chileno, também deixou sem energia consumidores dos municípios de Passo do Sobrado, General Câmara e Rio Pardo.
A Subestação Vale Verde foi inaugurada em outubro do ano passado pela Certaja Energia, com potência instalada de 10 megavoltampere, e uma linha de distribuição de 69 kilovolt com 25 quilômetros de extensão. A obra beneficia diretamente mais de 5,5 mil cooperados de cinco municípios: Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Santa Cruz do Sul e Rio Pardo.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura contabiliza série de furtos em obras e espaços públicos
Publicidade
Técnicos da Cooperativa Certaja, responsável pela energia elétrica, constataram que 20 parafusos foram retirados da antena fixada em uma base de concreto. Com isso, e em função da força do vento do temporal que atingiu a região, a torre acabou caindo. Outras torres próximas também foram danificadas.
Em entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o presidente da Cooperativa Certaja, Renato Pereira Martins, explicou que, após a verificação do problema, a equipe técnica interna foi imediatamente mobilizada. Entretanto, a cooperativa não tinha a estrutura necessária para atender a ocorrência. “Tivemos que recorrer à empresa responsável pela construção da rede, que é de Santa Rosa, e que possui equipes especializadas nesse tipo de estrutura”.
LEIA TAMBÉM: Brasil teve 16 torres de energia danificadas e quatro derrubadas em janeiro
Publicidade
De acordo com Martins, uma das torres terá que ser praticamente construída novamente. Ele destacou, ainda, que a situação trouxe certa preocupação porque uma comunidade inteira foi prejudicada. “Não sabemos com que intenção, com que interesse isso foi feito já que nada foi levado a fim de ser transformado em recurso financeiro. Foi uma sabotagem”.
Em nível de Estado, conforme Martins, não há informações de que algo parecido tenha acontecido. “É algo inédito, não imaginávamos que isso poderia acontecer, nunca enfrentamos uma situação assim. O prejuízo deve passar de R$ 2 milhões”. Providências estão sendo tomadas pela Prefeitura de Vale Verde e pela Certaja para se apurar os responsáveis pelos atos. A situação será investigada pela Polícia Civil.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.