O mundo ficou comovido na quinta-feira, 8 de setembro, com a morte da rainha Elizabeth II, após um dos mais longevos reinados. Foram 70 anos à frente do Reino Unido, tendo passado por guerras, 15 primeiros-ministros, muitas inconstâncias, mas também muitas conquistas. A monarca estava com 96 anos e tinha em sua imagem o estereótipo da avó queridona, mesmo tendo sob sua responsabilidade o suporte institucional para a gestão de milhões de pessoas.
Na mesa de Lilibet passaram diferentes sabores – um, no entanto, era proibido: não tolerava alho. De acordo com o jornalista brasileiro Amaury Jr.., um antigo chef de cozinha do palácio contou que ela recebia os menus para a escolha das receitas. A família real sempre gostou de refeições nutritivas. No café da manhã, o tradicional era tigela de cereal, mas ela não abria mão, vez por outra, de ovos mexidos.
Carnes variadas estavam no cardápio, mas peixes tinham lugar especial, evitando receitas mais pesadas, como massas. De leve, na tarde, um chazinho, hábito dos ingleses, com bolos de chocolate e de gengibre, além de pequenos sanduíches de pepino.
Um prato sempre teve destaque, entre os pedidos da rainha Elizabeth: o linguado com espinafre e abobrinha salteados. A chef Cátia Leal providenciou a receita, em uma homenagem do caderno GAZtronomia a essa mulher que se manteve por tanto tempo em evidência, na tentativa de controle de uma família e entre as principais lideranças do mundo. Agora, o Reino Unido tem um novo rei: Charles III, mas a atual geração não vai esquecer do God, save the Queen!
Publicidade
LEIA MAIS: Rainha Elizabeth II: a encarnação da história
Curiosidades
Além desse prato, que estava entre os prediletos da rainha Elizabeth II, a Inglaterra consome muita batata, batata e batata. São diferentes apresentações, como o fish and chips (peixe com batata frita), o escondidinho à moda inglesa (carne moída sob uma camada de batata em forma de purê misturada com queijo) e os ovos escoceses, que são muito populares em piqueniques, festinhas, ou como um lanche – é ovo cozido mole, envolto em carne de linguiça e depois empanado na farinha de pão, antes de ser assado ou frito.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro confirma presença no funeral da rainha Elizabeth II
Publicidade
Filé de linguado grelhado com Espinafre e abobrinha salteados
Ingredientes:
400 gramas de filé de linguado
Sal a gosto
Suco de 1 limão
70 gramas de farinha de trigo
30 mililitros de azeite de oliva
900 gramas de folhas de espinafre
39 gramas de cebola picada finamente
2 unidades de abobrinha italiana cortada em cubos grandes
Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
Modo de preparo
Condimentar os filés de linguado com suco de limão e sal.
Empanar com farinha de trigo e grelhar. Reserve.
Em uma frigideira, adicione a cebola e refogue até ficar translúcida, adicione as folhas de espinafre (cruas). Cozinhe até o espinafre murchar.
Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Reserve.
Em seguida, na mesma frigideira, adicione azeite e as abobrinhas em cubos grandes. Sele até criar crosta de dourado, condimente com sal e pimenta. Sirva o filé de linguado acompanhado de espinafre e abobrinhas.
Rendimento: 2 porções
LEIA TAMBÉM: GAZtronomia: uma delícia que sempre faz sucesso
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade